Emir Sader lançará livro e fará palestra na I Jornada de Formação Sindical em Belém nesta quinta (27)

0

emir-saderNesta quinta-feira, dia 27 de junho, o sociólogo Emir Sader, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP estará em Belém para o lançamento do seu mais novo livro: 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma. Na ocasião ele também fará a palestra A ordem do capitalismo e a dimensão do Brasil nesse contexto, no centro de convenções Benedito Nunes, na UFPA, às 15 horas. A atividade faz parte da I Jornada de Formação Sindical realizada pela Ação Comunitária de Belém (ACBel) em parceira com o Sindicato dos Bancários do Pará, Sindicato dos Urbanitários, Central Única dos Trabalhadores – CUT e AFL – CIO. Vale ressaltar que a palestra será aberta ao público.

Emir Sader é autor de vasta obra bibliográfica, composta por 96 livros (entre autoria, co-autoria e organização), 154 publicações como capítulos de livros, 243 em periódicos e 736 em jornais de notícias e revistas. Foi ainda o organizador (com Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile), autor e principal idealizador da Latinoamericana: Enciclopédia Contemporânea de América Latina e do Caribe, vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro do ano de não-ficção em 2007.

A obra de Emir (10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma) reúne 21 artigos de balanço dos governos de Lula e Dilma. “A trajetória do governo – como o próprio Lula afirma, na sua entrevista – foi tumultuada, não seguiu o itinerário traçado pelo PT anteriormente. Mas, para surpresa de ambos (referindo-se à direita e à ultra esquerda, que apontavam a ruína do governo logo no seu início), o governo triunfou, chegou ao final dos dois mandatos do Lula impondo seu principal objetivo: a prioridade do social”, afirma Emir Sader em artigo publicado no portal da agência Carta Maior.

“A vinda de Emir Sader à Belém nesse momento, onde a juventude e a sociedade como um todo está indo às ruas reivindicar e lutar por direitos, é uma oportunidade singular para discutirmos sobre a conjuntura e ação dos movimentos sociais, incluindo o movimento sindical nesse contexto da experiência dos trabalhadores no poder nos últimos 10 anos e os desafios colocados para superação da sociedade capitalista. Convocamos toda a categoria bancária, os trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias, a juventude a participar desse rico debate que teremos em Belém”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

Sobre a Jornada

A I Jornada de Formação Sindical será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho, com o objetivo de contribuir para a formação política de sindicalistas da capital e interior ligados ao Sindicato dos Bancários do Pará, Sindicato dos Urbanitários, Sinpro, CUT Pará, e conta com a colaboração da UFPA e UEPA.

Os eixos programáticos das atividades de formação da Jornada abordarão temas como: unidade e unicidade sindical, concepção e prática sindical, corporativismo, evolução e relação do trabalho, emprego e CTPS, negociação coletiva, cumprimento das cláusulas dentre outros.

“Pelo menos mais uma formação será planejada no decorrer de 2013 ainda, para ratificar este trabalho de formação para que se crie certa periodicidade nas atualizações e debates”, afirma Flávio Lauande, secretário geral da ACBel.

Serviço

Emir Sader na I Jornada de Formação Sindical em Belém:

– Lançamento do livro: 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma
– Palestra A ordem do capitalismo e a dimensão do Brasil nesse contexto

Dia 27 de junho (quinta)
Às 15 horas
No centro de convenções Benedito Nunes – UFPA (Campus Guamá)
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO


Fonte: Bancários PA e CUT-PA

Comments are closed.