Vitória dos trabalhadores: Banco da Amazônia credita antecipação da PLR

0

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, foi creditado o valor de R$ 800,00 a título de antecipação de PLR aos empregados do Banco da Amazônia, o DINHEIROqual não está condicionado a devolução ao banco no caso de a instituição não atingir suas metas econômicas.

Durante a Campanha Nacional 2014 a proposta do Banco da Amazônia era creditar esse valor a título de adiantamento pecuniário, a ser compensada quando do pagamento da PLR, se houvesse. Na prática, isso poderia implicar em prejuízo real aos empregados, tendo em vista que, na impossibilidade de o banco não dar lucro, o bancário deveria devolver esse valor.

Essa proposta, quando apresentada em mesa foi rechaçada, tendo em vista o entendimento do Sindicato dos Bancários do Pará e demais entidades que compõem a mesa de negociação da Contraf-CUT com o Banco da Amazônia, de que o prejuízo do banco não pode significar prejuízo aos trabalhadores, que cumpriram o previsto em seu Acordo de Trabalho.

A proposta de antecipação de PLR foi um dos entraves na Campanha Nacional 2014 no Banco da Amazônia. A instituição só aceitou fazer o pagamento na mesa de conciliação do TST, sem a condicionante de devolução de qualquer valor.

“Esperamos que o Banco da Amazônia alcance um resultado economicamente satisfatório, que resulte em uma PLR que, pelo menos, chegue perto da que foi paga pelos outros bancos públicos federais, pois esse é só mais um item no qual os empregados do Banco da Amazônia têm um ganho inferior em relação aos demais trabalhadores do ramo financeiro. Esperamos que o banco repense a formula de PLR, visando minimizar essas disparidades nos próximos Acordos Coletivos de Trabalho”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários e empregado do Banco da Amazônia, Cristiano Moreno.

“A PLR é um direito dos trabalhadores, é uma conquista da nossa luta. Esperamos que possamos elevar, para os empregados, maior participação do lucro do banco, como ocorre com os demais bancos federais, inclusive tornar a PLR uma distribuição sistemática do resultado semestral do exercício”, destaca o vice-presidente da Fetec-CUT Centro Norte e empregado do Banco da Amazônia, Sérgio Trindade.

Fonte: Bancários PA

Leave A Reply