PAB Banpará Seduc é novamente assaltado

0

Um funcionário do Banpará no Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), localizada na Avenida Augusto Montenegro, foi vítima do golpe do “sapatinho”. A ação criminosa iniciou na noite de domingo (29), por volta das 23h. As vítimas estavam dormindo quando foram surpreendidas pelos cinco bandidos armados dentro da própria casa.

O bancário, a esposa que esta grávida de quase sete meses e a sogra foram feitos reféns até a manhã de segunda-feira (30), quando dois dos criminosos foram com o funcionário até a unidade bancária, enquanto os outros três bandidos permaneceram com a esposa dele e a sogra.

O bancário entrou sozinho no PAB, enquanto os bandidos esperavam do lado de fora. Ele colocou a quantia, ainda não divulgada, exigida pela quadrilha dentro de um saco de lixo e entregou aos assaltantes. Somente duas horas depois ele conseguiu entrar em contato com a esposa, que informou ter sido liberada junto com a mãe. Em seguida, eles comunicaram o ocorrido ao banco e à polícia, que investiga o caso.

As vítimas receberam atendimento médico e psicológico por parte do banco. Os dirigentes do Sindicato dos Bancários Sandro Mattos e Erica Fabíola foram até o PAB Banpará da Seduc após receberem a informação do assalto e constataram que a agência estava fechada por motivo de segurança.

Filme se repete – Importante lembrar que em 29 de janeiro de 2014 essa mesma unidade do Banpará foi assaltada, também pela modalidade sapatinho.

“É preciso que os bancos atentem para a segurança de seus funcionários e invistam mais na segurança desses trabalhadores, é preciso que se criem projetos para que o trabalhador exerça sua função com mais tranquilidade e dignidade”, comenta a diretora do Sindicato dos Bancários e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

“O Sindicato dos Bancários do Pará, manifesta sua indignação e preocupação com a insegurança bancária no Pará. Agora em 2015 já foram registrados pela entidade sindical 18 ocorrências, sendo 10 casos consumados e 8 tentativas. Ano passado, nesse mesmo período (de 1° de janeiro a 30 de março) tínhamos registro de 15 ocorrências (10 assaltos e 5 tentativas), e isso nos mostra um crescimento das ocorrências de assaltos a bancos no Estado”, destaca o diretor do Sindicato, Sandro Mattos.

“O Sindicato reivindica a retomada do Grupo de Trabalho de Segurança Bancária, que reunia governo, bancos e trabalhadores bancários, vigilantes e transportadores de valores, e encaminhava ações e medidas de combate à insegurança bancária no Estado. Esse pedido já foi feito formalmente ao Governo do Estado, desde o início da última gestão e na atual gestão de Simão Jatene, mas até agora não houve nenhuma sinalização nesse sentido. Além disso, o Sindicato avalia que a posse das chaves das agências deve ser feita por empresas especializadas em segurança bancária, o que ajudaria no combate ao crime de sapatinho”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Prisões – Dois suspeitos foram presos na noite de segunda-feira (30), eles foram levados para Divisão de Repreensão de Crimes Organizados a (DRCO). Os acusados foram reconhecidos pelas vítimas na manhã de hoje (31), quando as mesmas prestavam depoimentos na delegacia. A policia não deu detalhes da prisão, mas informou que as investigações continuarão até que todos os envolvidos sejam presos.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.