Bancários presentes em mais um Dia Nacional de Luta contra o PL 4330

0

Parte-dos-dirigentes-sindicais-presentes-no-ato-realizado-no-aeroportoNa luta em defesa da classe trabalhadora e contra a precarização do trabalho, ninguém cansa, sobretudo para o Sindicato dos Bancários do Pará. Prova disso foram as mobilizações que realizamos nessa quarta-feira (22), junto com a CUT, em mais um Dia Nacional de Luta contra o PL 4330. Isso porque o Projeto de Lei voltou à pauta da Câmara dos Deputados na data de hoje.

Panfletagem-no-aeroporto-de-BelémDas 5 às 7 horas da manhã, dirigentes do Sindicato e da CUT Pará realizaram uma panfletagem no aeroporto internacional de Val-de-Cães, em Belém, para esclarecer sobre os danos que a terceirização pretendida pelo PL4330 pode trazer para a classe trabalhadora brasileira.

Além disso, a mobilização no aeroporto também tinha por finalidade encontrar parlamentares da bancada federal no Congresso que iriam para Brasília, no sentido de sensibilizá-los a escutar o apelo dos trabalhadores e trabalhadoras para barrar e engavetar o PL 4330.

Pessoas-atentas-às-denuncias-do-sindicato-e-da-CUT-sobre-quem-está-a-favor-do-PL4330Alguns deputados pararam para ouvir e dialogar com dirigentes sindicais presentes na manifestação, como Éder Mauro (PSD), que votou pela urgência do PL4330 na pauta da Câmara. Outros ficaram irritados, nervosos, e recusaram-se a ouvir a posição das entidades presentes no ato, como Nilson Pinto (PSDB) e Hélio Leite (DEM) – que votaram a favor do PL 4330, e José Priante (PMDB), que votou pela urgência na pauta.

José-Priante-também-demonstrou-irritação-com-a-manifestaçãoJá os deputados Beto Faro e Zé Geraldo foram solidários ao Sindicato dos Bancários e à CUT Pará, e reafirmaram o compromisso de defender os interesses dos trabalhadores e lutar contra o PL4330 no Congresso Nacional.

Deputado-Nilson-Pinto-visivelmente-irritado-com-a-manifestação-contra-o-PL4330-do-qual-ele-votou-a-favor“Não vamos descansar enquanto não derrotarmos o PL4330. Esse projeto é um retrocesso histórico e é sinônimo de precarização do trabalho. Somos contrários à terceirização das áreas-fim, tanto no setor público quanto privado, e a qualquer forma de subcontratação. O PL4330 prejudica tanto o trabalhador urbano, quanto o rural. Por isso, a classe trabalhadora está unida para derrotar esse projeto que somente beneficia aos grandes empresários e ao grande capital”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

De-Belém,-dirigentes-do-Sindicato-foram-até-Brasília-fortalecer-a-mobilização-nacional-da-CUT-contra-o-PL4330Brasília – Do aeroporto, a presidenta do Sindicato junto com as diretoras Tatiana Oliveira, Heládia Carvalho; e os diretores Heider Alberto e Saulo Araújo seguiram para a capital federal, onde fortaleceram a manifestação da CUT na Câmara dos Deputados.

Mais uma vez o deputado presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rasgou a Constituição, desobedeceu a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), e novamente proibiu os trabalhadores de acessar as galerias do plenário da Câmara para acompanhar a sessão e votação de hoje do PL 4330.

Depois-do-aeroporto,-ato-contra-o-PL4330-na-XV-de-novembroBelém – Depois do aeroporto, o Sindicato dos Bancários realizou ato público contra o PL 4330 na Travessa XV de Novembro, outro importante corredor financeiro localizado no centro de Belém.

Durantes as intervenções feitas em carro som, os dirigentes sindicais falavam à população e aos trabalhadores e trabalhadoras das agências bancárias sobre os prejuízos trabalhistas com o PL 4330.

Estudos apontam que os trabalhadores terceirizados ficam 3,1 anos a menos no emprego do que trabalhadores contratados diretamente, além de receber 25% a menos pelo mesmo serviço.

População-lia-atentamente-ao-informativo-do-Sindicato-sobre-o-PL4330“Estamos aqui atendendo ao pedido das centrais sindicais para dialogar com a população e alertar os riscos que esse projeto de lei trás para todos os trabalhadores. Deputados que durante a campanha prometiam proteger os direitos dos trabalhadores, hoje são favoráveis ao PL 4330 que permite o golpe contra todos. Por esse motivo devemos denunciar, mostrar para a sociedade quem é a favor da precarização do trabalho. O banco Itaú, por exemplo, é favorável a esse Projeto de Lei e ajudou a pressionar os deputados para votação com urgência, e a população precisa saber disso, para entender quem são os inimigos dos trabalhadores” destacou o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.

A câmara demonstra estar ao lado dos patrões, e apoiar esse projeto é prejudicar emprego, salários e jornada de trabalho, é apoiar que os direitos conquistados com luta e garra sejam instintos.

“Esse projeto de lei tem total apoio dos empresários, contrariando a vontade dos trabalhadores. O PL 4330 não serve nem para o setor privado, e nem para o público, pois ela precariza o estado do trabalhador. Defendemos os direitos dos trabalhadores, e não dos empresários. Vamos continuar com esta luta até que esse quadro seja revertido” afirmou o diretor do Sindicato, Sérgio Trindade.

Durante o ato banners foram fixados na entrada das agências bancárias denunciando os nomes e partidos dos deputados que foram favoráveis ao PL 4330.

“Esse projeto é negativo para todos os trabalhadores, ele tira o direito que todos nós lutamos para conquistar. Não existe lado positivo, ou você está a favor dos trabalhadores, ou você está contra eles. Um projeto que precariza todo e qualquer tipo de trabalho não pode progredir no Congresso”, ressaltou o diretor do Sindicato, Marcio Saldanha.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.