Parauapebas foi sede da primeira Pré-Conferência 2015

0

4As atividades do Sindicato dos Bancários do Pará em preparação para a Campanha Nacional 2015 começaram oficialmente em Parauapebas, no dia 14 de maio, onde foi dado o pontapé inicial para mais uma campanha vitoriosa da categoria com a realização da primeira Pré-Conferência do ano, no Rubi Palace Hotel.

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, todas as agências de bancos públicos e privados, dos municípios de Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Parauapebas (inclusive as unidades localizadas na Serra dos Carajás), foram visitadas pela Caravana de mobilização para a Pré-Conferência.

3Na mobilização estavam as diretoras Tatiana Oliveira, Érica Fabíola e Heládia Carvalho, além do diretor João Taiguara, que foi liberado temporariamente de suas atividades no PSO BB Marabá para participar das visitas.

Durante a Pré-Conferência, além dos eixos centrais da Campanha Nacional (Emprego, Reestruturação do Sistema Financeiro, Remuneração, Segurança, Saúde e condições de trabalho, e as estratégias para a Campanha Nacional), o tema das terceirizações também foi prioridade das discussões políticas da atividade em Parauapebas.

“Reforçamos à categoria bancária de Parauapebas e região, tanto na Pré-Conferência quanto nas visitas da Caravana, da necessidade de estarmos mobilizados para lutar contra o PL 4330 das terceirizações. Os bancários e bancárias estão cumprindo um papel fundamental, no cenário nacional, no embate com os setores conservadores da sociedade e do Congresso para barrar esse projeto, que representa perda de direitos e retrocessos para a classe trabalhadora. Os próximos capítulos dessa batalha serão travados no Senado, e a nossa organização e mobilização serão imprescindíveis para derrotar o PL 4330”, ressaltou a dirigente sindical, Tatiana Oliveira.

A lista de delegados e delegadas eleitos na Pré-Conferência de Parauapebas para a 10ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias está publicada ao final dessa matéria.

6Nova subsede Marabá – O diretor do Sindicato em Marabá, João Taiguara, informou na Pré-Conferência e nas visitas da Caravana que haverá em breve a inauguração da nova subsede de Marabá, com novos serviços à categoria, como: alojamento, homologações e plantão jurídico semanal.

Caravana – Durante as visitas da Caravana pela região de Parauapebas, em todos os municípios visitados a insatisfação é geral entre a categoria, em todos os bancos, com relação à falta de médicos e demais profissionais credenciados nos planos de saúde.

5Além disso, os dirigentes sindicais constataram extrema falta de funcionários na Caixa Econômica, com agências funcionando com quadro funcional resumido à 7 empregados. De acordo com os relatos, tem sido comum na Caixa de Parauapebas ter algum empregado de férias, ou adoecido, ou em treinamento, e a unidade funcionar com 5 ou 6 empregados na maioria dos meses.

“Também tivemos conhecimento de que gestores demonstram preferência por empregados que ‘mostram disposição em aprender’, leia-se, empregados que fiquem extrapolando jornada e trabalhando fora do ponto. Vamos procurar a Superintendência do banco para tratar sobre esse assunto”, afirma a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

8No Bradesco, o extrapolamento da jornada além das 2 horas legais é uma realidade que adoece e expõe bancários e clientes a muita insegurança, agravada pela ausência de portas giratórias em algumas unidades.

“Tomamos conhecimento de um empregado do Bradesco cuja família foi sequestrada na semana anterior a nossa caravana na região de Parauapebas, e o banco não emitiu sequer a CAT. Prestamos as orientações necessárias para os bancários e colocamos o Sindicato a disposição para resguardar os direitos dos colegas em casos como esses”, destaca a diretora do Sindicato e empregada do Bradesco, Heládia Carvalho.

No Banco do Brasil, trabalhadores tiraram dúvidas quanto à ação do Sindicato referente ao Plano de Funções, e a audiência de conciliação realizada no TST no mês de abril.

7“Reafirmamos aos funcionários do BB que o não comissionamento dos assistentes é uma decisão única e exclusiva do Banco, e não do Sindicato ou da Justiça, portanto, o Banco do Brasil é o único culpado pelo congelamento das carreiras”, pontua o diretor do Sindicato e funcionário do BB, João Taiguara.

No Banpará, foram relatados diversos problemas com relação ao ponto eletrônico. “Nessa caravana pela região de Parauapebas, orientamos os funcionários do Banpará a relatar por escrito, para o Sindicato, todos os problemas enfrentados com o sistema alternativo de ponto eletrônico do Banco do Estado, para que possamos apresentar na mesa específica que temos com o banco, no sentido de aperfeiçoar esse sistema que é uma conquista da luta dos funcionalismo do banco”, afirma a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

Confira os delegados eleitos na Pré-Conferência de Parauapebas

Banco do Brasil

Douglas Mota
Arlan Lima
Júlio César Nascimento
Fabiano Claro (Suplente)

Caixa Econômica

Francinildo Salvino
Diones Lima (suplente)

Banco da Amazônia

Benedito Leão

Bradesco

Uma bancária titular e um bancário suplente
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.