Delegação paraense participou ativamente da 17ª Conferência Nacional

0

A delegação paraense eleita na 10ª Conferência Estadual para a 17ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias participou ativamente de todos os espaços de discussão política para construção da minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2015.

A representação do Pará foi composta por Arlan Lima (Banco do Brasil – Parauapebas), Jacilene Pimentel (Caixa – Santarém), Alexandre Queiroz (Banpará – Itupiranga), Salete Gomes e Rosângela Brandão (Banpará – Belém), além dos dirigentes do Sindicato dos Bancários do Pará Gilmar Santos (BB), Sandro Mattos (Itaú), Heládia Carvalho (Bradesco), Eliana Lima (HSBC), Sérgio Trindade (Banco da Amazônia) e Rosalina Amorim (BB), a qual também representava o Comando Nacional dos Bancários no evento.

Durante os três dias de Conferência, que começou no dia 31 de julho e encerrou no dia 2 de agosto, no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, os delegados e delegadas do Pará participaram de 3 painéis (Terceirização, Reforma Tributária e Sistema Financeiro Nacional), dividiram-se entre 4 Grupos de Trabalho (Emprego; Saúde, Segurança e Condições de Trabalho; Remuneração; e Estratégia para Organização da Campanha).

2Na solenidade de abertura oficial da Conferência, a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará conclamou a unidade nacional da categoria bancária, como questão fundamental para mais uma campanha vitoriosa. Ela também ressaltou a necessidade de unificar a classe trabalhadora na luta em defesa da democracia e condenou o ataque à bomba contra a sede do Instituto Lula, em São Paulo, na última quinta-feira (30).

Além disso, Rosalina Amorim destacou a importância de a classe trabalhadora lutar pela redução da taxa de juros e mudanças na política econômica do Governo Dilma, o que incluiria a saída de Joaquim Levy do ministério da fazenda; de lutar por Reforma Política com participação popular, pela democratização dos meios de comunicação, e por uma grande mobilização popular em defesa do emprego e contra o projeto de terceirização que tramita no Congresso Nacional, atualmente no Senado com o nome de PLC 30.

6Na plenária final do evento, o diretor do Sindicato Gilmar Santos compôs a mesa de coordenação dos trabalhos, e a delegação bancária do Pará defendeu as propostas encaminhadas na Conferência Estadual e contribuiu diretamente nos debates que culminaram com a aprovação da minuta geral de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2015.

“Os bancários e bancárias do Pará, eleitos democraticamente para participar da 17ª Conferência Nacional da nossa categoria, contribuíram ativamente em todos os debates do evento, o que serviu para construirmos coletivamente nossa minuta de reivindicações e nossas estratégias para o enfrentamento que teremos pela frente com os banqueiros. Nossa tarefa agora é mobilizar e organizar a categoria para a Campanha Nacional 2015. Todos e Todas estão de parabéns”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.