Dia do Bancário começa com curso de formação para dirigentes e delegados sindicais em Belém

0

Rosalina-Amorim-em-intervenção-durante-o-eventoHoje, 28 de agosto, é o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias, e o Sindicato planejou uma série de atividades para marcar a data. O primeiro evento foi o curso para delegados e dirigentes sindicais, em preparação à Campanha Nacional. O evento foi pela manhã no auditório do Complexo Cultural Bancário.

“Antes de darmos início ao nosso curso de formação, quero parabenizar a todos e todas pelo nosso dia, celebrado hoje. Essa data tão importante começou com uma greve, que hoje é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora”, destacou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim que abriu a programação.

O principal tema do encontro foi a Campanha Nacional – Eixos e Organização, onde foram debatidos o Sistema Financeiro Nacional, Emprego, Remuneração, Segurança, Saúde e Condições de Trabalho, e Igualde de Oportunidades.

Mesa-sobre-Campanha-Nacional“Nós (dirigentes e delegados sindicais) fomos eleitos pela categoria para representá-los nas mesas de negociação, perante a sociedade. Mas a nossa missão não se limita a isso. Temos o dever também de divulgar nossa ideologia, vencer a crise política, pois ela que desencadeou essa tal crise econômica neoliberal, que surgiu no Congresso e quer arrancar nossas conquistas, direitos e, inclusive, nos impedir de fazer nossas manifestações”, afirmou o diretor de saúde do Sindicato, Gilmar Santos.

“Para nós é uma grande vitória a realização dessa atividade de formação com os delegados e dirigentes sindicais da nossa categoria, sobretudo pela representatividade, já que todas as regiões do estado estão aqui presentes. Sabemos que nesse cenário de crise política a tendência é que a nossa Campanha Nacional seja mais difícil que as anteriores, mas com unidade da categoria, e com os elementos que acumulamos aqui, teremos argumentos e força para disputar nossas reivindicações na sociedade e construir uma Campanha vitoriosa para os trabalhadores”, avaliou o diretor do Sindicato e vice-presidente da Fetec-CUT Centro Norte, Sérgio Trindade.

Falar em Campanha Nacional é também discorrer sobre a democratização da comunicação, uma vez que, a luta da categoria bancária só ganha destaque na grande mídia quando começa a greve.

“Não nos enganemos, essa mídia não nos representa. Eles têm um lado e não é o nosso. A cobertura da greve é um exemplo. Só mostram os clientes e usuários prejudicados, mas mostrar o principal motivo de cruzarmos o braço é abafado. A Campanha é também a oportunidade que temos de dialogar com a população e trazê-la para o nosso lado”, ressaltou a diretora de Comunicação do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Delegados-e-dirigentes-sindicais-em-confraternização-após-o-eventoO curso de formação foi voltado para os dirigentes, delegados e delegadas sindicais de Belém, Santarém, Parauapebas, Redenção, Moju, Rondon do Pará, Marabá, Novo Repartimento, Eldorado dos Carajás, Abaetetuba, Óbidos, Itaituba, Itupiranga e Dom Eliseu.

“Nossa Campanha está aí e nós devemos multiplicar o que aprendemos hoje aqui. Nosso maior inimigo são os banqueiros e para vencê-los precisamos nos unir para o fortalecimento das nossas reivindicações”, observou o delegado sindical do Banpará em Santarém, Benedito Brasil.

Mesa-sobre-Direito-de-GreveDireito de Greve – Outro momento do curso bastante participativo foi a mesa sobre direito de greve. A advogada do Sindicato, Mary Cohen, esclareceu dúvidas sobre os direitos da categoria durante o movimento paredista, como a estabilidade de emprego em período de data base e de greve, participação de bancários em estado probatório no movimento de greve, as práticas antissindicais dos bancos, como o assédio e os interditos proibitórios, dentre outros pontos.

A-secretária-de-Mulheres-da-Cut-Nacional-Rosane-Silva-foi-homenageada-durante-o-eventoHomenagem à secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT – Uma das convidadas para compartilhar informações e aprendizados com os dirigentes e delegados sindicais do Pará foi a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva.

Rosane-Silva-recebeu-placa-em-homenagem-aos-15-anos-dedicados-à-CUT-Nacional“Sindicato não serve só para fazer a luta específica da categoria que representa, mas também para fazer a disputa ideológica para a qual os delegados e dirigentes sindicais são peças fundamentais no local de trabalho e na sua entidade”, enfatizou Rosane.

Ela também veio a Belém para participar do 12º Congresso Estadual da CUT. O evento deve marcar o encerramento da atuação de Rosane na maior central sindical do país, a Central Única dos Trabalhadores, que no Dia do Bancário, completa 32 anos de existência.

“E para agradecer o apoio e principalmente o exemplo de militância, que não chegou ao fim, mas sim a conclusão de um ciclo dentro da CUT, nós preparamos uma singela homenagem. Rosane, mais uma vez obrigada pela sua entrega, sem reservas, nesses 15 anos de incessante dedicação nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, finalizou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.