CN 2015: Comando Nacional negocia saúde e condições de trabalho com os bancos nesta quarta (2)

0

O Comando Nacional dos Bancários, que conta com a participação da Fetec-CUT/CN, realiza com a Fenaban nesta quarta e quinta-feiras, 2 e 3 de setembro, a segunda rodada de negociações da Campanha 2015, que tratará especificamente de saúde do trabalhador, condições de trabalho (o que inclui assédio moral e metas abusivas) e segurança bancária. O encontro será em São Paulo.

Na primeira rodada de negociação, realizada dia 19 de agosto, os banqueiros se recusaram a assumir compromisso sobre manutenção do emprego, fim da rotatividade, combate à terceirização (inclusive os correspondentes bancários) e a criação de um grupo de trabalho para discutir a automação. Veja aqui como foi a negociação sobre emprego.

“Em razão do massacre contra os trabalhadores imposto pelos bancos na busca de mais produção e lucros, a preservação da saúde e a melhoria das condições de trabalho, o que necessariamente passa pelo fim das metas abusivas e do assédio moral, cada vez mais são reivindicações prioritárias das nossas campanhas nacionais. Por isso a rodada de negociação desta semana com a Fenaban é muito importante para os bancários”, afirma José Avelino, presidente da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), membro do Comando Nacional dos Bancários.

Aumentam os adoecimentos nos bancos

A preocupação dos bancários com a saúde e condições de trabalho ficou mais uma vez comprovada pelos resultados da consulta que o Comando Nacional realizou como subsídio para a construção da pauta de reivindicações da Campanha2015.

Dos 48.109 bancários que responderam ao questionário distribuído pelos sindicatos, 41% disseram que o combate ao assédio moral deve ser prioridade da campanha deste ano e 35% escolheram o fim das metas abusivas.

Os dados epidemiológicos do INSS mostram que está aumentando o número de afastamentos do trabalho por adoecimentos nos segmentos econômicos em geral, mas a situação é mais grave no sistema financeiro. Compare na tabela abaixo. A quantidade de benefícios previdenciários e acidentários entre 2009 (quando o levantamento começou a ser realizado com essa metodologia) e 2013 (último ano com dados disponíveis) cresceu 19,4% nos demais setores da economia, enquanto nos bancos houve um salto de 70,5%.

GRAFICO-1 Os bancos falam em gestão de pessoas, mas o que percebemos é a gestão do lucro, que faz mal à saúde e adoece os bancários. Para mudar essa realidade, vamos procurar fazer um debate profundo sobre a saúde dos bancários, buscando discutir o fim do sufoco e da pressão que a categoria é obrigada a enfrentar no cotidiano dos bancos e defender o atendimento da pauta de reivindicações aprovada na 16ª Conferência Nacional

Doenças de origem psíquica crescem mais – Entre os bancários, as doenças mentais já superam os casos de LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Do total de auxílios-doença acidentários registrados pelo INSS em 2013, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e do sistema nervoso.

Isso significa dizer que de cada dez bancários doentes, cinco são por aluma doença de origem psíquica. Ao comparar os dados 2009 até 2013, os casos de doenças do sistema nervoso e transtornos mentais e comportamentais cresceram 64,28%, saltando de 3.466 para 5.694.

As LER/Dort aparecem como a segunda causa de afastamentos da categoria. Os números também são altíssimos e não param de crescer. Foram 4.589 benefícios acidentários e previdenciários concedidos a bancários pelo INSS só em 2013. Os afastamentos do trabalho causados por LER/Dort tiveram um crescimento de 27,54% nos últimos cinco anos. Em 2009 eram 3.598 casos.

Principais reivindicações de saúde e condições de trabalho:

– Fim das metas abusivas

– Combate ao assédio moral

– Isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde

– Manutenção dos planos de saúde na aposentadoria

“Queremos mais saúde, melhores condições de saúde e ambientes saudáveis de trabalho, livres de adoecimento e de afastamentos”, reivindica Marlene Rodrigues Dias, Secretária de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN.

Confira o calendário de negociações:

Fenaban

19/8 – Emprego (Saiba como foi)

2 e 3/9 – Saúde do trabalhador, condições de trabalho e segurança bancária

9/9 – Igualdade de oportunidades

16/9 – Remuneração

Banco do Brasil

24/8 – Emprego, contratações e condições de trabalho (Saiba como foi)

25/8 – Condições de trabalho e saúde (Saiba como foi)

31/8 – Igualdade de oportunidades, segurança bancária e isonomia (Saiba como foi)

11/9 – Previdência e cláusulas sociais específicas

18/9 – Remuneração e plano de carreira

Caixa Econômica Federal

27/8 – Saúde do trabalhador e segurança bancária (Saiba como foi)

4/9 – Saúde Caixa, Funcef e aposentados

11/9 – Carreira, isonomia e organização do movimento

18/9 – Contratação, condição de funcionamento das agências e jornada/Sipon

Banco da Amazônia

31/8 – Emprego (Saiba como foi)

11/9 – Saúde e condições de trabalho

17/9 – Remuneração e igualdade de oportunidades

Banpará

8/9 – Saúde e condições de trabalho

14/9 – Segurança bancária e igualdade de oportunidades

22/9/ – Remuneração e emprego

 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN

Comments are closed.