Bancários nas ruas de Belém em defesa de mais saúde e melhores condições de trabalho

0

Ato-CN2015-Pedreira-2Hoje, 2 de setembro, é dia de mais uma roda de negociação da Campanha Nacional 2015, em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários e A Fenaban, dessa vez sobre o eixo Saúde e Condições de Trabalho. A presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, e o diretor Sandro Mattos estão na capital paulista e acompanham a reunião.

Aqui em Belém, o Sindicato aproveitou para mobilizar a categoria e ocupou a Av. Pedro Miranda, corredor financeiro no bairro da Pedreira, para mostrar sua insatisfação com o total descaso dos banqueiros com a saúde dos bancários e bancárias, os quais, hoje, são os trabalhadores que mais adoecem devido às metas e as precárias condições de trabalho.

Concentrados em frente à agência do Banco do Brasil com banners, panfletos, adesivos, carro som e a animação teatral de palhaços, os dirigentes sindicais informaram a população sobre os graves problemas que existem dentro das agências de todo o estado.

Ato-CN2015-Pedreira-Tatiana-Oliveira“Há, não só no Pará, mas em todo país, um grande número de afastamentos de bancários e bancárias por doenças adquiridas no trabalho como depressão, síndrome do pânico, LER/DORT, entre outras, e esses adoecimentos são consequência da sobrecarga de trabalho imposta à categoria em unidades com estruturas físicas deficitárias. É por isso que reivindicamos a contratação de mais bancários, em todos os bancos, e que o lucro dos bancos sirva também para garantir condições dignas de trabalhos à nossa categoria”, pontuou a dirigente sindical e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

A segurança foi outra bandeira erguida pelo Sindicato durante o ato de hoje, já que a insegurança bancária no Pará fez nessa terça-feira (1º) mais uma vítima do chamado crime do “sapatinho”, dessa vez um bancário do Bradesco de Mojú, na região do Baixo Tocantis, fato que elevou para 47 o número de ocorrências de violência contra bancos no Pará em 2015, sendo 30 assaltos consumados e 17 tentativas. Desse total, foram até agora 14 casos de sapatinho.

Ato-CN2015-Pedreira-Gilmar-Santos“A segurança é bandeira prioritária para a nossa categoria nesta Campanha Nacional, e nesse sentido lutamos pelo fim do transporte de valores e da guarda das chaves feita por bancários, instalação de biombos nos caixas físicos e no autoatendimento, portas com detector de metal no acesso para todas as áreas das agências, blindagem dos vidros das fachadas das unidades bancárias, dentre outras reivindicações”, destaca o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil Gilmar Santos.

Ato-CN2015-Pedreira-Odinéa-Gonçalves“Além disso, a categoria bancária também cobra o fim das metas abusivas e do assedio moral, que hoje faz parte da rotina da maioria dos bancários e bancárias de todo o país, e é por isso que não descansaremos até que a nossa categoria seja realmente valorizada e tratada com o devido respeito. Não à exploração!”, ressaltou a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Odinéa Gonçalves.

Calendário de Negociações com a Fenaban

2 e 3 de setembro – Saúde, Condições de Trabalho e Segurança
9 de setembro – Igualdade de Oportunidades
16 de setembro – Remuneração
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.