Frente Brasil Popular em favor da democracia é lançada no Pará

0

Em defesa da democracia e por uma nova política econômica, lideranças de vários movimentos populares do Pará, como CUT-PA, Sindicato dos Bancários, CTB, UNE, MST, Marcha Mundial das Mulheres, Consulta Popular entre outros estiveram presentes no Lançamento da Frente Brasil Popular seção Pará, na ultima sexta-feira, 25, no Complexo Cultural do Sindicato dos Bancários.

A FBP é uma tentativa da esquerda de combater de forma unitária à ofensiva conservadora em curso. Porém, não é um movimento de apoio acrítico ao governo da Presidenta Dilma Rousseff, por mais que um dos seus objetivos centrais seja a defesa da democracia em sua legalidade, ou seja, o respeito a um mandato constitucional sacramentado nas urnas de votação, o FBP faz duras críticas à política econômica adotada pelo governo federal depois da reeleição, centralizada pelo chamado ajuste fiscal.

“O nosso momento histórico nos faz deixar de lado nossas diferenças para nos unirmos em favor da democracia. A CUT entende que precisamos fazer algo para que a democracia permaneça intacta, mas também que a classe trabalhadora não seja penalizada. Precisamos taxar as grandes fortunas e cobrar que os ricos paguem pela crise que criaram”, afirma a diretora do Sindicato dos Bancários e secretária da mulher trabalhadora da CUT-PA, Tatiana Oliveira.

A Frente é um movimento de luta simultânea contra o golpismo, que representam os setores mais conservadores, e a privação da agenda governamental pelos interesses do capital financeiro. Sem propósitos eleitorais, a Frente se apresenta como instrumento de mobilização popular e programática, aberta a todas as correntes democráticas e de esquerda.

“Outro foco da Frente Brasil Popular são os problemas causados pelo governo Simão Jatene, totalmente inerte diante do caos na saúde, educação e segurança pública”, afirma Gilmar Santos, diretor do Sindicato dos Bancários do Pará.

Ato público dia 3 – O primeiro ato público convocado pela Frente Brasil Popular no Pará será no próximo sábado, dia 03/10, com concentração a partir das 9 horas, na Escadinha do Cais da Praça Pedro Teixeira (subida da Presidente Vargas).


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.