Luta dos aprovados por contratações na Caixa ganha reforço no Congresso

0

A luta do Sindicato dos Bancários de Brasília e dos aprovados no concurso de 2014 da Caixa Econômica Federal por mais contratações ganhou um reforço extra: o apoio da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa. A boa notícia foi anunciada durante audiência pública realizada nesta terça-feira (29) pela CTASP, para discutir o esvaziamento do quadro de funcionários da Caixa. A diretora da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Conceição Costa esteve presente na audiência.

“Vamos abraçar essa causa”, afirmou o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), responsável pelo requerimento da audiência para debater o tema, juntamente com a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), funcionária da Caixa e ex-presidenta do Sindicato de Brasília.

O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa, também garantiu que vai solicitar audiência com a presidenta do banco, Miriam Belchior, e com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, para tratar da convocação “imediata” dos concursados.

Erika Kokay endossou as palavras do deputado, destacou a importância da audiência com a presidenta da empresa e ressaltou que a instituição contradiz o seu slogan (“A vida pede mais do que um banco”), ao não cumprir, por exemplo, a legislação que exige uma percentual de 5% na contratação de pessoas com deficiência.

A deputada criticou a sobrecarga de trabalho a que são submetidos os trabalhadores em razão do déficit de pessoal. “A empresa que pretende ser o melhor lugar para se trabalhar está longe de atender essa meta”, disse. E avisou: “Não nos ignorem, porque vamos até o fim nessa luta junto com os concursados aprovados”.

Reforço na luta
Para o representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e secretário de Finanças do Sindicato de Brasília, Wandeir Severo, a audiência pública deixou claro que a empresa tem totais condições de contratar. “E mais: mostrou que isso será bom para a Caixa, os seus empregados, os clientes e toda a sociedade. Esperamos que ela (empresa) tenha se sensibilizado, aberto os olhos para a realidade e que passe a contratar”, ressaltou.

Wandeir acrescentou: “A participação dos concursados e dos empregados da Caixa foi fundamental para reforçar a luta do Sindicato”.

O diretor da Fetec-CUT/CN Enilson da Silva também considerou a audiência bastante positiva. “É um novo caminho que se abre para os concursados. Este assunto agora é prioridade para a Comissão de Trabalho e a Frente Parlamentar em Defesa da Caixa”, avaliou, concluindo que “esse apoio é muito importante para os aprovados que aguardam convocação”.

Desacordo
A Caixa contraria cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2014/2015, que previa a contratação de mais 2 mil novos empregados até dezembro deste ano, ao reduzir o número de empregados de 101 mil para cerca de 97 mil. Wandeir Severo rebateu: “Com esse tipo de postura, a Caixa desrespeita o ACT, desafia a língua portuguesa e subverte a matemática”.

Mesmo com a autorização do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) para a Caixa atingir o contingente de 103 mil empregados, a realidade tem sido outra. Em 2014, a empresa contava com 101 empregados, porém, com a aplicação do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), foi registrada a saída de mais de 3 mil trabalhadores, fechando o quadro funcional em 97.975 providos em 30 de junho deste ano.

Do Seeb Brasília

Comments are closed.