CN 2015: Dia de mobilização antes da assembleia de greve

0

Chegou o grande dia em que a categoria vai deliberar, em assembleia geral, pela rejeição da contraproposta, oferecida pela Fenaban, de reajuste de 5,5% no salário, na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 2.500,00, durante a última rodada de negociação em São Paulo.

A assembleia será hoje (1º/10), às 19 horas, na sede do Sindicato em Belém – Rua 28 de setembro, 1210 – Reduto (entre Doca e Quintino).

Mas antes da assembleia, o Sindicato retardou por meia hora a abertura do Bradesco da Rua 15 de novembro no centro de Belém, no terceiro Dia Nacional de Luta. A mobilização na manhã desta quinta-feira (1º) foi para convocar a categoria para a assembleia e também para dialogar, mais uma vez, com clientes e usuários sobre os rumos da Campanha Nacional dos Bancários.

“Pela forma como se deram as mesas de negociação geral e específica, estamos conscientes do quão difícil será a nossa greve, porém quanto mais trabalhadores e trabalhadores dispostos tiverem para ir à luta, mais forte será nossa mobilização, logo maior será a pressão contra a intransigência dos banqueiros. Temos essas duas escolhas a partir de hoje, de sermos protagonistas nessa batalha ou se conformar e assistir de camarote a pressão por metas, o adoecimento dos colegas, as demissões, as péssimas condições de trabalho e passar um ano sem reajuste salarial”, destaca o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.

Obras na agência – Durante a manifestação, o Sindicato foi surpreendido com uma reforma na agência, que mesmo com as obras ocorrendo durante a noite, não livra os bancários e bancárias dos transtornos causados pela obra, principalmente em relação à poeira.

“Precisamos que os colegas nos comuniquem de situações desse tipo, que mesmo de forma indireta acaba prejudicando o trabalho na unidade, com fios de alta tensão expostos, caixas de móveis empilhadas e muita poeira, o que complica ainda mais a saúde de quem tem algum tipo de alergia. O Sindicato tendo conhecimento da situação, a gente imediatamente toma as medidas cabíveis para resguardar o bem estar e saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, orienta o diretor da entidade e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Segundo um representante do banco, a reforma é para modernização do sistema de refrigeração da unidade e também modernização do layout da agência. Além dessa unidade, a Bradesco Marajó, também no centro de Belém, passa pela mesma obra, mas por lá a poeira é ainda mais intensa e tem afetado a saúde de alguns trabalhadores.

O Sindicato orientou que esses bancários procurem atendimento médico e também a entidade para emissão de CAT caso o trabalhador necessite de afastamento. Além disso, o Sindicato irá encaminhar ofício à direção regional do Bradesco pedindo a remoção dos funcionários da unidade Marajó para outras agências até que a obra termine.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.