Pânico, correria e destruição no Banco do Brasil em Santana do Araguaia

0

Bancários, bancárias e moradores de Santana do Araguaia, sul do Pará, mal conseguiram dormir na noite da última quarta-feira (4), depois que cerca de 10 criminosos armados explodiram e roubaram a única agência do Banco do Brasil no município que tinha sido abastecida com numerário horas antes do crime.

De acordo com testemunhas, o barulho da explosão pôde ser ouvido em vários bairros da cidade. Moradores foram usados como escudo humano pelos assaltantes durante a fuga e por isso a polícia não teria reagido e nem trocado tiro com os bandidos.

Os reféns, levados em uma caminhonete, foram liberados em seguida sem ferimentos. Um veículo com placa de Valparaíso de Goiás foi queimado pelos criminosos próximo a agência bancária para dificultar a ação da polícia.

“Mais uma vez vemos uma cidade do interior do Pará sitiada por criminosos que conseguem inibir até a ação da polícia. Os impactos de crimes desse tipo atingem toda a cidade, além da economia. Os bancários e bancárias são os mais prejudicados já que muitos estavam na agência na hora da ação, outros tinham saído minutos antes e alguns já vivenciaram outros assaltos e estão traumatizados até hoje”, destaca o diretor do Sindicato, membro do Coletivo de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

Há três anos a mesma agência foi atacada, sendo que em 2011 foram dois assaltos.

“Estamos acompanhando o caso junto aos bancários e soubemos que até agora nenhum atendimento médico foi prestado aos cerca de 14 funcionários da agência. Diante disso já estamos tentando contato com a superintendência aqui em Belém para que o banco garanta a CAT e o que mais for necessário para a saúde desses trabalhadores”, afirma o diretor de saúde do Sindicato e funcionário do BB, Gilmar Santos.

Com esse sobe para 52 o número de ataques a banco só esse ano em todo o Estado. Em 2014 foram 32 assaltos consumados e 22 tentativas.

Além do BB, Santana do Araguaia conta com outras duas unidades bancárias, uma do Banpará e outra do Bradesco que em 2011 foi assaltada junto com o Banco do Brasil.

As polícias Civil e Militar de Redenção foram deslocadas para Santana para ajudar nas investigações. Até agora ninguém foi preso.
Fonte: Bancários PA
Fotos: Internet
Atualizada às 11h37 de 11/11

Comments are closed.