ACT do Banpará será assinado hoje (12)

0

O Banpará confirmou para hoje (12), às 15h30, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/ 2016 na matriz do banco em Belém. A solenidade contará com a presença da presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, da diretora da mesma entidade sindical e funcionária do banco, Érica Fabíola, do diretor da Contraf-CUT, Adilson Barros, da diretora da Fetec-CUT/CN, da CUT-PA e funcionária do banco, Vera Paoloni e da advogada do Sindicato, Célia Menezes.

Todos esses representantes também participaram das mesas de negociação específica com o Banpará durante a Campanha Nacional 2015.

Afbepa ausente – A Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (Afbepa) também recebeu o convite para a assinatura, porém informou ao Sindicato, via ofício, que não participará da solenidade por não concordar com o acordo aprovado democraticamente pelo funcionalismo do Banpará em assembleia.

Greve 2015 no Banpará

A greve no Banpará durou 21 dias e encerrou no dia 26 de outubro durante assembleia com o funcionalismo que aprovou por maioria o que o banco ofereceu. Na época, as entidades sindicais orientaram rejeição, porém diante da possibilidade de dissídio coletivo por parte do banco, os trabalhadores optaram garantir as propostas construídas no debate em mesa e seguir na luta por mais avanços.

Clique aqui e leia a matéria do fim da greve

A proposta aprovada segue a redação da Fenaban na compensação dos dias parados, ou seja, para quem faz jornada de 6 horas diárias e fez greve todos os dias, abono de 53 horas e compensação de 31 horas até 15 de dezembro. Para quem cumpre jornada de 8 horas, abono de 81 horas e também compensação de no máximo uma hora por dia até 15 de dezembro.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.