Resultado de enquete aponta aprovação da democratização da mídia

0

Tema da revista do Sindicato dos Bancários do Pará, lançada no mês de junho de 2015, a democratização da mídia vem sendo bastante discutida através de movimentos sociais que defendem a democratização dos meios de comunicação no país. O tema também foi abordado em uma enquete no site do Sindicato, através da seguinte pergunta- “Você é a favor da democratização dos meios de comunicação do Brasil?”.

A votação foi bastante acirrada, no total foram 951 votos, 55% (520 votos) disseram ser a favor da democratização dos meios de comunicação e 45% (431 votos) foram contra a democratização da mídia.

Já não é novidade para ninguém que boa parte das empresas de comunicação pertence a famílias com envolvimentos políticos que detêm o monopólio dos meios de comunicação. Utilizando-as para favorecimentos e interesses políticos.

A democratização da mídia é pouco abordada pelos veículos convencionais no País. Mas, existem projetos como os que regionalizam a produção das emissoras, para abrirem espaço para centrais sindicais na programação dos veículos de comunicação e ampliação do acesso à banda larga para todos os brasileiros.

Após a ditadura, o Brasil passa por um processo de democratização social, e apesar da constituição Federal Brasileira expressar em seu artigo 5º, inciso IX, que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, esse processo não chegou aos meios de comunicação.

“O processo de formação da opinião pública reflete a disputa política na sociedade brasileira. A democracia só será consolidada quando houver democratização dos meios de comunicação e um processo democrático e pluralista de formação da opinião publica”, afirma a diretora de comunicação do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Nova enquete – Já está em nosso site uma nova enquete e queremos saber: “O Projeto de Lei de Eduardo Cunha que dificulta o acesso das mulheres à ‘pílula do dia seguinte’ é uma agressão à liberdade feminina?”. Dê o seu voto e participe!
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.