Itaú, Bradesco, HSBC e BRB pagam esta semana diferenças dos reajustes da Campanha Nacional

0

Os maiores bancos que operam no país, tanto públicos como privados, começaram na semana passada, e continuam nesta semana, a pagar as diferenças dos valores referentes aos reajustes de 10% no salário e 14% nos vales retroativas a 1º de setembro. Resultado do êxito da mobilização dos bancários na Campanha Nacional 2015, os depósitos estão sendo feitos após a antecipação da primeira parcela da PLR.

O Santander fez o depósito na quinta-feira 19, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal na sexta-feira 20. O Banpará, que assinou o acordo coletivo específico no dia 16, pagou a diferença salarial no dia 21 e depositará a verba PAS nesta semana (veja aqui). O BRB, que deveria ter feito o pagamento na sexta 20, depositará os valores nesta terça 24 (veja aqui). O Itaú depositará no dia 27. O Bradesco pagará a diferença em duas parcelas: a dos vales no dia 26 e as do salário no dia 27. E o HSBC fará o depósito também parcelado: da diferença salarial no dia 27 e dos vales no dia 28. O Banco da Amazônia já efetuou os pagamentos dos atrasados.

Veja no quadro abaixo simulação feita pela subseção do Dieese do Sindicato de São Paulo sobre os salários de setembro e outubro e quais os valores das diferenças.

tabela-vales-capa_iUKIfuD

Conquista da mobilização

A Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e os 12 sindicatos filiados assinaram no dia 3 de outubro em São Paulo, junto com as entidades sindicais de todo o país, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2015/2016 com a Fenaban e os acordos aditivos específicos com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal, além do PCR com o Itaú e a gratificação de R$ 3 mil conquistada pelos bancários no HSBC.

Com o Banco da Amazônia, a Fetec-CUT/CN, o Sindicato do Pará e a Contraf-CUT assinaram no dia 29 de outubro, um Ajuste Preliminar do ACT 2015/ 2016 que garante as conquistas com a greve.

“Essa campanha nacional dos bancários foi vitoriosa porque demonstrou que os bancários, independente de serem de bancos públicos ou privados, mostraram sua unidade e sua força, fazendo uma grande greve. Particularmente na nossa região, a Centro Norte, onde estão as sedes de dois bancos públicos federais e dois estaduais, estivemos muito unidos, não importando o tamanho do sindicato, grande ou pequeno“, afirmou José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e integrante do Comando Nacional dos Bancários, logo após assinar os documentos, em cerimônia realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

“Os bancários entraram unidos na greve e saíram dela mais unificados ainda. E é essa a grande força dos bancários”, acrescentou Avelino.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Comments are closed.