Sindicato completa 82 anos de lutas e conquistas!

0

Nesse dia 24 de novembro de 2015 o Sindicato dos Bancários do Pará completa 82 anos de muitas lutas e conquistas, tanto para a categoria bancária quanto para a classe trabalhadora.

No cenário da luta de classes, o Sindicato esteve presentes em diversos momentos históricos na defesa da classe trabalhadora. Enfrentou e contribuiu para derrubada de ditaduras e garantia da liberdade e da democracia no país. Combateu o neoliberalismo e luta pelo fortalecimento da democracia popular no Brasil e na América Latina.

Ajudou a construir a maior central sindical de trabalhadores da América Latina, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), assim como Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN.

Ao longo de sua trajetória, o Sindicato teve papel protagonista nas lutas da categoria que tornaram realidade a Convenção Coletiva de Trabalho em todo território nacional; a Jornada de Trabalho de 6 horas; a Participação nos Lucros e Resultados dos bancos (PLR); o 13º Salário e a 13ª Cesta Alimentação; o Piso Salarial e o Vale Alimentação; a extinção do trabalho aos sábados; a Licença Maternidade de 180 dias e ao Auxílio Creche/Babá; o direito à sindicalização, dentre tantas outras conquistas trabalhistas dos bancários e bancárias.

Hoje o Sindicato dos Bancários do Pará está sediado em Belém, Santarém e Marabá. Na capital paraense concentra sua sede administrativa, onde mantém o atendimento jurídico, o Complexo Cultural Bancário com seus auditórios e o Buteco Anexo Bancário, Ginásio Poliesportivo e o Alojamento Bancário. Nas subsedes de Santarém e Marabá o Sindicato também garante serviços administrativos e jurídicos, além de Alojamento Bancário para a categoria.

Além disso, o Sindicato está cada vez mais fortalecido junto à sua base social, tanto que conta com mais de 6 mil sindicalizados, o que representa aproximadamente 65,5% do total de bancários e bancárias que atuam no estado.

“Para nós é uma honra poder fazer parte da história dessa entidade sindical tão importante para as lutas da nossa categoria e da classe trabalhadora. Trabalhamos para honrar o legado do Sindicato na história da luta de classes, e para que a nossa entidade se fortaleça a cada dia, com representatividade e legitimidade junto à categoria. Parabéns ao Sindicato pelos seus 82 anos, quem ganha com sua vida longa são todos os bancários e bancárias”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.