Dirigentes em Cametá encontram multidão em bancos públicos e reunião com categoria é marcada para tarde

0

Semblantes de sono de quem acordaram bem cedo para enfrentar uma fila que parece não ter fim. Do lado de dentro, bancários e bancárias sem saber que horas vão voltar para a casa com tanta demanda. Assim tem sido os últimos dias nas agências da Caixa e Banco da Amazônia em Cametá, nordeste paraense e que hoje (4) o Sindicato viu de perto.

“Tivemos dificuldade para conseguir entrar nessas duas unidades para marcar reunião com os colegas devido à quantidade de clientes e usuários do lado de dentro, de fora. É uma realidade dura e difícil não só para a população, mas principalmente para os bancários, o que reforça ainda mais a necessidade de contratações, abertura de mais agências”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Em Cametá, assim em outras cidades do país, esse é o período de pagamento do seguro-defeso. Cada pescador beneficiado recebe um salário mínimo mensal por até cinco meses como forma de compensação pelo período de proibição da pesca artesanal. O pagamento é feito nas agências da Caixa e mais do que triplica a demanda que é imensa todos os dias.

“Soubemos que esse problema é rotineiro durante os meses de defeso. Vamos conversar com os colegas para saber quais outras medidas iremos tomar, já que o pedido de mais contratações está na justiça aguardando nova audiência”, destaca a diretor de saúde do Sindicato, Gilmar Santos.

A Caixa até tentou amenizar o problema, desde a semana passada, programando saques do seguro nos canais de autoatendimento entre 6h até 22h; além das unidades lotéricas que também passaram a atender os beneficiários; mas pelo que o Sindicato presenciou as medidas foram paliativas.

No Banco da Amazônia, o espaço para o autoatendimento é pequeno diante da multidão de clientes e usuários que literalmente se apertam para garantirem suas vagas e se protegerem do sol. A própria agência reconhece o problema e já teria solicitado uma autorização para ampliação do espaço, porém o banco não deu retorno.

O Sindicato vai encaminhar ofício ao Banco da Amazônia reiterando o pedido já feito pela agência em caráter de urgência. No mesmo documento, a entidade sindical também irá solicitar a instalação de biombos conforme determina a legislação estadual 7670/ 2012.

Diante disso as reuniões que o Sindicato irá fazer nas agências bancárias em Cametá ficaram agendadas para os seguintes horários desta quinta-feira:

Banco do Brasil e Banco da Amazônia, às 14h; Bradesco às 15h; Caixa e Banpará a partir das 16h.

Acompanham também esta Caravana Bancária os diretores do Sindicato, Luiz Otávio e Saulo Araújo.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.