Bancários do Pará são lembrados durante posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e do Gerente-Executivo do INSS

0

Posse-2Mais do que um evento de posse, mudanças também trazem esperanças de dias melhores, a exemplo da Caixa em Cametá, nordeste do Pará, que foi lembrada durante o primeiro discurso do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTE/PA), Esmerino Neri Batista Filho, mais conhecido como Miriquinho Batista, empossado na última sexta-feira (5) na matriz do Banco da Amazônia, em Belém.

Miriquinho Batista

Miriquinho Batista

“Quero agradecer a presença da Central Única dos Trabalhadores pelo seu esforço a nível nacional, que nos fortalece muito. Agradecer também a Caixa Econômica pela presença e dizer que conversaremos ainda mais para resolver a questão de Cametá, pois não existe outra alternativa. Não acredito em outro modelo de gestão se não o de ouvir, de buscar alternativas para resolver as questões, essa é uma visão que trago ao longo da minha vida, fazendo o bem para sociedade e a gente poder avançar nesse sentido”, destacou Miriquinho.

Essas questões da Caixa as quais ele se referiu são em relação ao período de pagamento do seguro-defeso, dias em que as ruas próximas ao banco precisam ser fechadas devido a tantos beneficiados que procuram a unidade Cametá, que é a maior pagadora de seguro-defeso do país. O Sindicato viu essa multidão de perto durante Caravana Bancária no município e teve dificuldades para conseguir entrar na agência e conversar com os bancários e bancárias.

Claudio Puty

Claudio Puty

Quem também lembrou de forma especial da categoria bancária foi o secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Cláudio Puty, que representou o ministro da pasta, Miguel Rosseto.

“Precisamos combater o trabalho escravo de maneira implacável, garantindo que o trabalhador e a trabalhadora brasileira tenham dignidade em seu posto de trabalho. Nosso compromisso fundamental são direitos do trabalhador e trabalhadora, conquistados com luta e diálogo, a exemplo da categoria bancária. O recado que o ministro Miguel Rosseto pediu que eu trouxesse a vocês, tanto ao Márcio quanto ao Miriquinho, foi que nós implementássemos aqui no Pará uma gestão participativa, com sindicatos, centrais, com criação de conselhos, com representantes da economia solidária, trazendo a sociedade para dentro do Ministério. Portanto muita força, muita luz, contem conosco”, desejou Puty.

O Sindicato dos Bancários do Pará acompanhou a cerimônia e esteve representado pelo vice-presidente, Marco Aurélio Vaz e diretora de Comunicação que também é bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

“É de extrema relevância que nós tenhamos sido lembrados pelo novo superintendente enquanto categoria bancária, pois temos diversas demandas de fiscalizações em agências por falta de condições de trabalho e a SRTE é fundamental para averiguar in loco os problemas que o Sindicato denuncia, como o caso da Caixa Canaã dos Carajás. Muitas vezes agências com grande demanda são abertas com apenas quatro empregados. Na posse mesmo já solicitamos audiência com o novo superintende e esperamos ser recebidos em breve”, ressalta Tatiana.

Márcio Maués

Márcio Maués

Posse também do novo gerente-executivo INSS Belém – Na mesma cerimônia também foi empossado o novo gerente-executivo Belém do INSS, o médico perito Márcio Maués, que assume a gerência de maior abrangência em todo o Pará e uma das maiores do país. Maués já foi médico da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) e já participou de diversas atividades do Sindicato ligadas ao tema ‘saúde do trabalhador’.

“O INSS é um espaço de diálogo, que deve estar aberto para as críticas para juntos trabalharmos em prol da população, investindo na educação previdenciária. Vamos seguir juntos nessa caminhada. O desafio é forte, continental quando se trata de Pará, com realidades bem diferentes das do restante do país. Essa gerência é a que tem o maior número de concessão e benefícios do país. Somos três paraenses, sendo dois abaetetubenses nascidos de parteira em casa sem medo de ser feliz”, disse Maués.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.