COE’s do Bradesco e HSBC debatem pautas específicas nesta quarta-feira (6)

0

Nesta quarta-feira (6), as COE’s do Bradesco e do HSBC se reuniram, em São Paulo, com o objetivo de aprofundar e aproximar as pautas de reivindicações específicas dos bancos. Mais de 30 dirigentes do Bradesco e do HSBC com representação nacional estiveram presentes com a finalidade de continuar o processo de integração entre as duas COE’s.

De acordo com o coordenador da COE do Bradesco, Gheorge Vitti, além da discussão da minuta de reivindicações, na ocasião houve um relato das negociações anteriores “Relembramos a reunião do dia 23, onde cobramos garantia de emprego para todos os funcionários do HSBC e do Bradesco, devido ao processo de incorporação, além da isonomia de direitos. Também discutimos cláusulas da minuta de reivindicações econômicas e sociais do Bradesco, tais como remuneração total, licença paternidade, auxílio educação, adiantamento do parcelamento de férias, taxa para empréstimo dos trabalhadores, licença adoção, abono assiduidade, PCCS, entre outros”, destacou Vitti.

Segundo o diretor da Contraf-CUT e integrante da COE HSBC, Sergio Siqueira, a reunião foi bastante positiva, mas o alerta continua, para que nenhum trabalhador seja prejudicado. “Vamos ter muita luta pela frente. Não devemos esquecer o mote principal dos trabalhadores do Bradesco e do HSBC, que é o emprego”, ressaltou.

Confira aqui a minuta de reivindicações específicas dos empregados do banco Bradesco.

Na oportunidade, foram criados grupos temáticos com o objetivo de aprofundar os debates sobre as cláusulas específicas com o banco. Entre eles estão:

1- Saúde/ Retorno ao Trabalho – O objetivo deste grupo é o de resgatar as discussões feitas sobre o tema, junto com o banco para que o mesmo dê uma solução referente ao retorno ao trabalho.

2- Saúde/ Cláusula 57 – Este grupo irá tratar sobre o aprofundamento da formatação das metas.

3- Ponto Eletrônico/ Trilha carreira – Este grupo tem a finalidade de aprofundar a vinculação do Ponto Eletrônico com a Plataforma/ Estação de Trabalho e conhecer o Projeto Trilha, que diz respeito às oportunidades de carreira dentro do banco.

Outros destaques abordados na reunião foram as discussões sobre o mote da campanha específica e mobilização. Os dirigentes sindicais também apontaram a necessidade da realização de um Seminário Nacional com o objetivo de unificar as pautas de reivindicações dos bancos, além de organizar o funcionamento da COE.

Agenda de reuniões

As próximas reuniões com os grupos temáticos serão:

15/07 – Ponto Eletrônico/ Trilha e carreira

19/07 – Saúde/ Retorno ao Trabalho

26/07 – Saúde/ Cláusula 57

Além das reuniões já agendadas, ainda será cobrado do Bradesco, o retorno referente às pautas específicas tais como parcelamento do adiantamento de férias, licença adoção, taxa de crédito referente à empréstimo e movimentação de valores entre o Vale Alimentação e o Vale Refeição.

Período de transição

O período de transição já teve início no dia 1º de julho, em que se desvincula o HSBC Brasil do resto do grupo HSBC ficando sobre administração do Bradesco. Este processo, deve ser finalizado no dia 7 de outubro, quando haverá a integração de todo o sistema.

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.