Funcionalismo retoma negociações com BB e cobra medidas urgentes para Cassi

0

Ao retomarem nesta terça-feira 19 as negociações com o Banco do Brasil sobre a sustentabilidade da Caixa de Assistência, as entidades representativas do funcionalismo, entre elas a Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), cobraram do banco o andamento dos projetos de ações estruturantes e ações emergenciais de reforço de caixa para a Cassi, para evitar que se tenha corte de benefícios e falta de atendimento.

Participaram da mesa de negociações na sede do BB, em Brasília, da Cassi, retomaram os debates sobre a sustentabilidade da Caixa de Assistência, as representações das federações de bancários da Contraf-CUT, Contec, Anabb, associações e federações de aposentados do BB e os dirigentes eleitos da Caixa de Assistencia.

Em resposta à cobrança dos representantes do funcionalismo, o BB afirmou que atrasou a implantação dos projetos para esperar a nova diretoria eleita ser empossada. Os dirigentes das entidades reafirmaram que os projetos aprovados na mesa de negociação não devem parar, independentemente de posse de nova diretoria, já que fazem parte de estratégia de sustentabilidade amplamente discutida durante quase dois anos de reuniões entre entidades representativas do funcionalismo e representantes da empresa.

“As ações estruturantes, acordadas com o BB em mesa de negociação e que fazem parte da estratégia de sustentabilidade defendida pelas entidades associativas, devem ter prosseguimento. O BB suspendeu o processo alegando que aguardava posse da nova diretoria da Cassi. Já faz um mês que tomaram posse os novos eleitos, e o projeto continua parado”, explica Rafael Zanon, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, que assessora a Contraf-CUT.

“Nós cobramos em mesa a celeridade do processo e o respeito aos acordos firmados. Estamos chamando todos os bancários e bancárias a, junto com as entidades associativas, cobrarem que o BB dê prosseguimento às ações estruturantes visando o equilíbrio financeiro da entidade”, acrescenta Zanon, que também é diretor do Sindicato de Brasília.

Para cobrar do BB, acesse:

ouvidoriainterna@bb.com.br

diref@bb.com.br (Diref),

https://servicosonline.cassi.com.br/FaleCassi/Protocolo/protocolo1.aspx (Ouvidoria da Cassi)

O que o funcionalismo defende

Os projetos fazem parte do Programa de Excelência no Relacionamento, desenvolvido pelas diretorias da Cassi, que tratam de aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação, gestão da rede de prestadores, acesso qualificado através do sistema integrado de saúde, gestão integrada de informações de estudos estatísticos e atuariais, aperfeiçoamento dos processos orientados ao sistema de saúde Cassi e novos planos.

As entidades também cobraram do BB que apresente proposta de sustentabilidade de longo prazo para ser debatida.

Foram reafirmados os princípios balizadores da negociação e consensos construídos ao longo do processo de negociação:

• o princípio da solidariedade.

• investimento no Modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família.

• a garantia de atendimento para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas.

• corresponsabilidade entre BB e associados.

Propostas emergenciais

Algumas propostas de cunho emergencial foram apresentadas para análise do BB, para garantir reforço de caixa, considerando o fim das reservas livres. Os representantes dos funcionários apresentaram a proposta de antecipação do Sibet, valores que serão destinados de contribuição patronal e pessoal, a partir do resgate do saldo do BET na Previ. Esta medida anteciparia recursos que serão destinados à Cassi e não traz nenhum prejuízo aos associados.

Foi cobrado novamente que se tenha contribuições para a Cassi nos acordos judiciais e extrajudiciais trabalhistas e que o banco analise a antecipação de contribuições.

O banco informou que parte das análises dos projetos está sendo conduzida dentro do próprio banco, com a análise dos dados disponíveis até o momento e que o BB está analisando a forma de se fazer o investimento nos projetos.

Sobre as propostas de cunho emergencial, o BB afirmou que ainda nesta semana fará reuniões com a diretoria da Cassi para discutir algumas medidas que foram propostas e estão sendo analisadas técnica e juridicamente. Sobre antecipação de recursos, o BB afirmou que o fez com a antecipação do 13º proposto pela mesa de negociação e que esta foi a única medida possível de antecipação.

As entidades cobraram que as negociações sejam aceleradas e foi acordado que haverá rodadas em menor tempo entre uma e outra a partir de agora. Nova rodada de negociação foi agendada para o dia 1º de agosto.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Seeb Brasília e Contraf-CUT

Comments are closed.