CN2016 invade o centro de Belém e a terça (23) é marcada por ato e mesa de negociação

0

A Rua 15 de novembro, no centro de Belém, ficou pequena para mais um ato de lançamento da Campanha Nacional dos bancários e das bancárias na manhã desta terça-feira (23). Com faixas e blusas que estampavam a logo da CN2016, trabalhadores e trabalhadoras informavam à população sobre as principais reivindicações da categoria que já estão sendo debatidas com os banqueiros em São Paulo e também aqui na capital.

“A Federação Nacional dos Bancos agendou o dia 29 para apresentar uma proposta global sobre as nossas reivindicações. Aqui no Pará, temos nossas mesas específicas com o Banco da Amazônia e Banpará que começaram ontem e continuam hoje. Queremos intensificar as negociações aqui no estado já que temos um calendário nacional a seguir e uma pauta de reivindicações que vai além de melhores salários e condições de trabalho, pensamos também no cliente e usuário que como qualquer trabalhador sofre com as altas tarifas, com a insegurança, com as filas”, destaca o diretor do Sindicato e bancário do Itaú, Sandro Mattos.

Principais reivindicações da categoria

Reajuste de 14,78% com aumento real de 5% para os salários, piso, PLR e vales maiores, fim das demissões, mais contratações, fim do assédio moral e das metas abusivas.

Lutar e resistir

Desde o início do mês o Sindicato tem realizado atos de lançamento da Campanha em toda capital, chamando os clientes e usuários para somarem a luta contra a ganância dos banqueiros e contra as ameaças de retirada de direitos da classe trabalhadora pelo atual governo interino.

“O que eles (atual governo aliado aos empresários) querem é acabar com nossos direitos garantidos pela CLT. Uma das propostas desse governo golpista é a sobreposição do negociado em acordos sindicais sobre o legislado – as leis trabalhistas. A medida já tramita em um projeto de lei na Câmara dos Deputados. Por isso nosso mote da Campanha esse ano é ‘Só a luta te garante’, pois só lutando, resistindo e a classe trabalhadora se unindo é que venceremos. Fora Temer”, ressalta o diretor do Sindicato, da Fetec-CUT/CN e bancário do Santander, Márcio Saldanha.

Outro projeto quer permitir a redução da jornada de trabalho com diminuição salarial. Não podemos esquecer as outras pautas que são a idade mínima para aposentadoria e o fim do reajuste do salário mínimo, ou seja, o golpe está sendo dado em nós, os verdadeiros trabalhadores e trabalhadoras que labutamos diariamente em busca de conquistas e realizações.

Outras ameaças golpistas

Fim dos gastos mínimos em saúde e educação – Para implementar o teto de gastos públicos, o governo Temer terá de mexer em dispositivos Constitucionais e acabar com os gastos mínimos em saúde e educação. Isso significa precarizar direitos fundamentais e garantidos pela Constituição de 1988. Foi só a partir de 1988, com o surgimento do SUS (Sistema Único de Saúde) que qualquer cidadão pode ter acesso a saúde pública e gratuita.

Pauta anti-trabalhador avança na Câmara – Outras propostas de emenda à Constituição e projetos de Lei que tramitam na Câmara podem receber fôlego nesse novo governo. Entre elas, está a PEC 18/2011, do deputado federal Dilceu Sperafico (PR-PR), que abre a possibilidade para o ingresso no mercado de trabalho de jovens a partir dos 14 anos de idade. Já o PL 3842/2012 do deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) quer flexibilizar o entendimento de trabalho escravo na legislação.

[Best_Wordpress_Gallery id=”61″ gal_title=”Lançamento CN2016 15 de novembro (23.08)”]
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.