Sindicato e concursados do Banpará tomam as ruas para cobrar mais contratações

0

O Sindicato dos Bancários, junto com diversos candidatos de vários municípios paraenses aprovados no concurso de 2014 do Banpará, mas ainda não convocados, realizaram na manhã dessa sexta-feira (21), em frente à matriz do Banco do Estado, em Belém, uma manifestação pela garantia da convocação imediata dos aprovados.

Com cartazes, apitos, cornetas, balões, carro som e foguetes, eles fizeram muito barulho em busca de uma reunião com a diretoria do Banpará em busca de uma posição oficial do banco sobre o processo de nomeação e posse desses concursados, que reclamam do fato de o banco ter realizado novo concurso em 2015 e já estar convocando para nomeação os aprovados desse último certame. O prazo do concurso de 2014 expira em 11 de novembro desse ano.

“O Banpará realizou um concurso em 2014 ofertando vagas para vários cargos em Belém e interior do estado. Acontece que em 2015, logo no ano seguinte, eles lançaram outro concurso público pra os mesmos locais. Então com um concurso em cima do outro acaba atrapalhando as nomeações do concurso de 2014 e a luta dessa mobilização é para fazer com que o banco priorize o concurso mais antigo, que é o de 2014 e nomeie em torno de trezentas pessoas que estão no cadastro de reserva”, afirma Emílio Almeida, presidente da Associação dos Concursados do Pará que esteve presente na manifestação.

“O Banpará está priorizando os concursados de 2015, sendo que há mais de trezentas pessoas no cadastro de reserva do concurso de 2014. Isso que o banco está fazendo é inconstitucional, é um desrespeito conosco, pois nós estudamos, nos esforçamos muito para conseguir essa aprovação e o banco está desprezando nossos direitos. Por isso hoje tem gente aqui de Igarapé Miri, de Tucuruí, Castanhal, Bujarú pra fazer essa manifestação e lutar pela sua vaga. Fizemos coleta para pagar passagem de muitas pessoas que não tinham condições de estar aqui”, destaca Cristiane Lima, candidata aprovada em 2014.

Os presentes no ato público agradeceram o apoio incondicional do Sindicato dos Bancários, tanto na realização do ato, como na busca de negociação com o Banpará e nas orientações jurídicas prestadas em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (20) na sede da entidade.

“Nas caravanas que sempre realizamos nos municípios do Pará, sempre detectamos a falta de bancários nas agências do Banpará. No interior o caso é mais grave, pois são poucos bancários para atender uma demanda de toda cidade. Enquanto isso existe concursados esperando para serem convocados pelo Banpará, e que poderiam ajudar a diminui a superlotação das agências, melhorar o atendimento ao público e as condições de saúde dos bancários, que só piora com a excessiva demanda. Nós não vamos descansar até que esse quadro seja revertido. Nossa luta por mais contratações continua, já chega dos banqueiros lucrarem em cima do trabalhador que sofre todos os dias em seu local de trabalho” afirma a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

 
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.