Sindicatos precisam ter boa gestão para cumprir suas tarefas políticas

0

Um sindicato que conta com uma boa gestão fiscal e tributária terá todas as condições para executar as tarefas políticas, contribuindo para o avanço da luta e dos projetos políticos. Este foi o principal recado do Curso Intensivo de Capacitação em Gestão Sindical, ocorrido na última segunda-feira (20), no Sindicato dos Bancários, em Belém, e que reuniu representantes de sindicatos urbanos e rurais filiados à CUT Pará.

Presente no evento, o secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, Quintino Severo, ressaltou que neste momento de criminalização do movimento sindical é preciso pensar numa gestão sindical que esteja a serviço da ação política, da atuação sindical. “ Precisamos ter menos reunião e mais pé na estrada, pé na rua, ir para as bases. E isso só será bem-sucedido com uma boa gestão”, disse.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) também participou da mesa de abertura do curso e disse ter confiança de que o movimento sindical saberá enfrentar as dificuldades desse momento e encontrará coletivamente a saída, mas alertou: “As mudanças só vão ocorrer com a força da mobilização na base porque os que lutam pelos direitos da classe trabalhadora são minoria no parlamento”.

O curso – Responsável pelo curso, Valtuir Silveira, assessor nacional da CUT, observou que debater a importância da organização fiscal e tributária dos sindicatos é um assunto ainda muito delicado, é uma área onde estão as nossas fragilidades porque temos imensa dificuldade em compreendê-la.

“O dirigente sindical está na gestão, mas não é um gestor, ele é político, e não um técnico, um burocrata. Há uma cultura de dizer que o sindicato não é uma empresa, no entanto o sindicato é uma personalidade jurídica que tem as suas obrigações”, ressaltou. Ele disse que mesmo os sindicatos que têm recursos para enfrentar os desafios, precisam analisar politicamente os resultados, verificar se objetivos foram atingidos. Isso é gestão.

Valtuir fez um resgate da evolução do movimento sindical e das ferramentas de controle do governo antes e após a Constituição de 1988. Em seguida apresentou as novas regras e controles tributários, como o ECD, ECF e e-SOCIAL. Depois houve espaço para debates e para que as dúvidas fossem tiradas.

“O curso foi de extrema importância para nossa formação sindical para que possamos reciclar o que já aprendemos nas lutas e fortalecer ainda mais a batalha que estamos passando e as que ainda vem pela frente. Temos plena consciência de que não será fácil, na verdade não tem sido, mas com as entidades sindicais mobilizadas e prontas para juntar suas categorias, podemos mudar muita coisa a favor da classe trabalhadora, avalia a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, uma das entidades filiadas à CUT, Rosalina Amorim.

[Best_Wordpress_Gallery id=”92″ gal_title=”Curso Intensivo de Capacitação em Gestão Sindical (23.02)”]

 

Fonte: CUT-PA
Fotos: Bancários PA

Comments are closed.