Sindicato presente no 10º Congresso da Fetec-CUT/CN

0

Começou nesta segunda-feira (17) o 10º Congresso da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). Entre outros pontos, estarão em pauta a discussão da conjuntura nacional, o balanço da gestão, a organização da categoria bancária na região e a aprovação de um plano de lutas para o próximo período. O 10º Confetec-CUT/CN, que também elegerá a nova direção da Federação, está acontecendo no Auditório do Paiaguas Palace Hotel, em Cuiabá/MT.

“Esse congresso acontece num momento crucial da conjuntura de nosso país. Os bancários formam uma categoria que se organiza nacionalmente e têm uma Convenção Coletiva Nacional. Por isso, têm papel fundamental na organização da luta contra os ataques que vem sendo aplicados pelo governo golpista e ilegítimo contra a classe trabalhadora. Tenho a certeza de que o plano de luta que será aprovado aqui vai estar na vanguarda desta organização”, disse Roberto Von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Concordando com o presidente da Contraf-CUT, o presidente da FETEC-CUT/CN, José Avelino, lembra que o 10º Confetec-CUT/CN que a conjuntura política e econômica do país é extremamente difícil, com denúncias de corrupção contra o chefe do Executivo Federal e o Congresso Nacional. “Para atender a agenda do grande capital estão destruindo programas sociais e direitos trabalhistas duramente conquistados em décadas e décadas de luta. Temos desafios imensos pela frente, principalmente o de aprimorar a organização dos bancários e de nos unirmos a outras categorias profissionais para intensificar a mobilização no enfrentamento a esses ataques e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. A tarefa mais imediata é jogar todos os nossos esforços para fazermos uma grande greve geral no dia 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais”, completou.

Para enriquecer os debates do 10º Confetec-CUT/CN, a Federação preparou um caderno de subsídios, com análise da conjuntura e informações sobre os principais temas que preocupam a categoria bancária. O documento, que foi enviado a todos os sindicatos, traz um panorama do sistema financeiro nacional, as mudanças rápidas que ocorrem no setor em razão da introdução de novas tecnologias, o que afeta o emprego, além de muitos dados sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, segurança bancária, as campanhas nacionais do último período e as conquistas da categoria, o papel dos bancos públicos e a luta dos bancários por igualdade de oportunidades.

A categoria do Pará está sendo representada pelos delegados e delegadas eleitos, na assembleia na sede do Sindicato em Belém, no dia 31 de março:

Gilmar Santos
Eliana Lima
Odinéa Gonçalves
Érica Fabíola
Saulo Araújo
Elizete Almeida
Sandro Mattos
Tânia Barbosa
Victor Araújo
Sara Morais
José Maria
Heládia Carvalho
Ronaldo Fernandes
Joaquim dos Reis
Manoel de Sousa

Delegados e delegadas natos:

Rosalina Amorim
Tatiana Oliveira
Sérgio Trindade
Márcio Saldanha
Vera Paoloni

 

Fonte: Contraf-CUT com Bancários PA

Comments are closed.