Categoria volta às urnas nessa terça e quarta-feira para escolha da diretoria do Sindicato

0

Atendendo à determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a categoria bancária do Pará voltará às urnas nesses dias 23 e 24 de maio de 2017 para escolha da diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Bancários do Pará.

Isso porque a justiça entendeu que o pleito realizado em 2016 deveria ter todas as urnas, em todo estado, com funcionamento obrigatório de 8 horas por dia, mesmo que todos os eleitores já tivessem votado.

Conforme já divulgado anteriormente pela própria Comissão Eleitoral, a justiça negou qualquer possibilidade de fraude ou má fé na condução do pleito anterior. A nova votação ocorrerá por uma interpretação técnica do estatuto sindical por parte do judiciário.

Quem poderá votar?

Só poderão votar os bancários e bancárias sindicalizados aptos (aqueles sindicalizados, pelo menos, 3 meses antes da votação e com suas mensalidades devidamente quitadas).

As urnas itinerantes são levadas até os locais de trabalho, tanto da capital quanto no interior do Pará. Os responsáveis por esse transporte das urnas são presidente e mesário da sessão, que são bancários sindicalizados. O transporte das urnas e a votação nas unidades poderão ser acompanhados também por um fiscal de cada chapa.

Além das urnas itinerantes, existe uma urna fixa na sede do Sindicato em Belém, para que bancários sindicalizados aposentados e ou de licença por algum motivo também possam votar.

O horário para votação nas urnas itinerantes obedecerá o prazo mínimo de 8 horas de funcionamento. Na sede do Sindicato, a urna funcionará de 9h às 20h, durante os dias 23 e 24 de maio de 2017.

Assim que as urnas da capital são trazidas de volta para o Sindicato elas são devidamente lacradas e guardadas, todos os dias, pela Comissão Eleitoral até o início da apuração. A sala onde as urnas ficam também é lacrada. Todo esse procedimento é acompanhado por representantes das chapas.

As urnas do interior são enviadas, devidamente fechadas e lacradas, para Belém via Sedex e também passam pelo mesmo processo de guarda.

Apuração dos votos

Encerrado o período da eleição, a Comissão Apuradora, nomeada pela Comissão Eleitoral e com o adendo de 3 representantes indicados pelas chapas concorrentes, conforme determinação da justiça, verifica se o quórum da votação foi atingido (2/3 do número de aptos a votar).

Atingido o quórum, a Comissão Apuradora poderá iniciar os trabalhos. A apuração demora alguns dias, em virtude da chegada das urnas do interior a Belém.

Todos e todas à votação

Participe, não deixe de votar, pois essa é mais uma forma de fortalecer as lutas da categoria e também de escolher democraticamente os representantes dos bancários e bancárias do Pará nos próximos 3 anos.

 

*Atualizada às 13h15 de 23/05/2017
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.