Eleições Sindicais: Votação encerra nesta quarta (24). Participe!

0

23.05-1Mais de 5.000 bancários e bancárias, aptos a votar (pelo menos 3 meses de sindicalização e com as mensalidades em dia), voltam às urnas nesta terça e quarta-feira em todo o Pará. Ao todo 132 urnas circulam em todo Estado, 18 estão na Região Metropolitana de Belém, sendo 5 fixas, uma na Caixa São Brás, duas na matriz do Banco da Amazônia, uma na matriz do Banpará e outra na sede do Sindicato.

23.05-11Por volta de 9 horas da manhã de hoje, as primeiras urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral começaram a sair da sede da entidade rumo às agências da Região Metropolitana, tudo acompanhado de perto pela Comissão Eleitoral, presidente de mesa, mesários e representantes das duas chapas que concorrem ao pleito, além de jornalistas e cinegrafistas do Sindicato.

“Nós somos fundamentais nesse processo que sempre foi pautado pela transparência. Agradecemos a doação de cada um de vocês, presidentes e mesários, pela categoria nesses dois dias. Estamos desde o início dos trabalhos orientando e esclarecendo todas as dúvidas. Vamos manter a serenidade e tranquilidade de sempre pelo sucesso dessa eleição”, destaca a presidente da Comissão Eleitoral, Rosângela Brandão.

O novo processo de votação é em cumprimento à determinação da justiça, após ação movida pela chapa de oposição questionando a lisura do processo.

Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás

A sentença, publicada no último dia 5 de maio, concluiu pela nova votação por entender que existiam erros decorridos de problemas técnicos nas listagens de aptos ao voto, bem como por defender que não teria sido observado o horário de funcionamento de algumas urnas, mas que não foi identificado, “por tudo o que consta nos autos, que as mesmas tenham se verificado em razão de ato de má- fé da comissão, com o intuito de prejudicar efetivamente qualquer uma das chapas concorrentes”.

O bancário aposentado do BB, Ivanildo Alves, acompanhou como mesário todo o processo de votação ano passado e, por acreditar na transparência da Comissão Eleitoral, aceitou o convite de participar de novo, como mesário, das Eleições Sindicais. “É a terceira eleição que acompanho e em todas vi a democracia sendo exercida, tudo pautado na lisura e transparência. Mesmo aposentado não me afastei do Sindicato e poder estar aqui, mais uma vez, é uma satisfação muito grande em servir a nossa categoria”, afirma.

Aposentado também vota

23.05-12Não são apenas os bancários e bancárias da ativa, com 3 meses de sindicalização e adimplentes, que exercem seu direito de votar nas eleições do Sindicato. Os aposentados sindicalizados também podem votar. Uma das opções de local de votação é na sede do Sindicato, onde tem uma urna fixa de 9h às 20h. Para votar basta apresentar um documento com foto.

A bancária aposentada do Banco do Brasil, Helliana Monteiro, aproveitou a caminhada diária e veio até o Sindicato garantir seu voto. “Para mim é uma satisfação poder exercer a democracia através do meu voto e escolher a nova diretoria do meu Sindicato que sempre apoiou a gente”, conta.

Quem mais pode votar?

Bancários e bancárias em férias ou afastadas por motivo de doença podem votar em separado na sede do Sindicato ou no seu local de trabalho. Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, também votam em separado, conforme o estatuto.

Confira imagens do primeiro dia de votação

 

Fonte: Bancários PA
Atualizada às 8h53 de 24/05/2017

 

Comments are closed.