Ato político-cultural por Diretas Já e Fora Temer foi na avenida Visconde de Souza Franco

0

A Frente Brasil Popular Pará e o Coletivo Cultural Ideias promoveram na tarde/noite desta quarta-feira (24), em Belém, um ato político-cultural na praça do Mascate, na avenida Visconde de Sousa Franco, um local diferente dos tradicionalmente usados pelos movimentos de esquerda. O ato foi para pedir o fim das reformas de Temer e Diretas Já.

De acordo com os coordenadores a escolha foi para que o movimento pudesse dialogar com outro público sobre o contexto do país e os motivos de estarem nas ruas protestando. A estratégia deu certo. A Visconde de Souza Franco não é apenas o espaço de prédios luxuosos. É também um corredor de muitas linhas de ônibus e os manifestantes puderam entrar nos veículos e distribuir panfletos explicativos sobre a situação do país, as reformas que Temer e a elite querem fazer, retirando direitos do povo brasileiro, alguns conquistados há quase cem anos.

Todas as falas dos representantes de entidades enfatizaram os motivos do golpe, a repressão ocorrida em Brasília e o assassinato de mais 10 trabalhadores sem terra no sul do estado.  “É lamentável termos que vivenciar mais uma chacina de agricultores no Pará praticada pela polícia do estado. O Sindicato dos Bancários repudia com veemência esse episódio e exigimos investigação e punição. Nossa solidariedade à família das vítimas e que a reforma agrária, necessária e urgente, se torne realidade o quanto antes em nosso estado, pelo fim das mortes de trabalhadores rurais e pelo fim da impunidade no campo”, destaca o diretor da entidade, Gilmar Santos.

Os artistas que se apresentaram também optaram por tocar canções de protesto, numa perfeita comunicação com militantes e transeuntes. “Com tudo o que está acontecendo eu não poderia deixar de estar aqui”, disse o cantor e compositor Alcyr Guimarães. Também se apresentaram Messias Lyra, Mileo, Joelma Klaúdia, Sinval Santos, Tommil Paixão, Luis Girad e Toni Raízes.

O ato também foi abrilhantado pela presença dos participantes do Quinto Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas que está ocorrendo em Belém e encerra amanhã (26). Um grande e digno ato.

 

Fonte: CUT-PA com edição Bancários PA

 

Comments are closed.