12ª Conferência no Pará organiza a categoria para Greve Geral e Campanha Nacional

0

12-Conferência-2Organizar uma campanha nacional forte, vitoriosa e capaz de mobilizar a categoria bancária para derrotar as reformas trabalhista, da previdência e a terceirização, além de fortalecer a greve geral prevista para o final de junho e a luta por Eleições Diretas Já!. Esses foram os eixos centrais da 12ª Conferência Estadual Bancária realizada nesse sábado (17), na sede do Sindicato dos Bancários do Pará.

Conjuntura e sistema financeiro em debate

Após a saudação ao evento, que contou com Rosalina Amorim pela Contraf-CUT, Sérgio Trindade pela Fetec-CUT Centro Norte, Vera Paoloni pela CUT Pará e o presidente eleito do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos; e a aprovação, por unanimidade, do regimento interno do evento, a Conferência dedicou-se a debater a conjuntura a partir da palestra de Regina Camargo, do Dieese – Contraf.

12-Conferência-3Com o tema “A reestruturação em curso no sistema financeiro”, a economista pautou a ruptura digital como paradigma para os projetos de reestruturação nos bancos públicos e privados, os quais têm como foco central a ampliação do lucro dos bancos a partir dos serviços digitais, que potencializam a redução de agências e postos de trabalho, a precarização das condições de trabalho e a perda de direitos para a categoria bancária.

Regina Camargo também destacou que a política de reestruturação dos bancos está diretamente relacionada com os projetos de Reforma Trabalhista e Previdenciária do governo Temer, tendo em vista que o “grande plano” do mercado financeiro para a economia brasileira é aumentar os lucros dos bancos na atual conjuntura de crise política e econômica do país.

“É por isso que eles querem privatizar os bancos públicos, acabar com a aposentadoria, privatizar a previdência, acabar com a regulamentação dos direitos trabalhistas, tendo para isso o apoio da mídia, do judiciário e de um Congresso Nacional corrupto. Por isso, nosso papel é mobilizar a categoria bancária e a classe trabalhadora para derrotar esse projeto e construir uma alternativa democrática e popular, para o bem do país e da classe trabalhadora brasileira”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Organização da Campanha Nacional

12-Conferência-4Na sequência do painel de conjuntura, os participantes da 12ª Conferência focaram no debate sobre organização da Campanha Nacional 2017 e o enfrentamento ao pacote de maldades do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB).

O primeiro passo foi discutir os eixos da Campanha em 3 Grupos de Trabalho sobre defesa dos direitos e da democracia: Reformas previdenciária, trabalhista e terceirização; Emprego e bancos públicos; Estratégias para a Campanha Nacional.

12-Conferência-5As propostas acumuladas nos GT’s foram submetidas à aprovação unânime na plenária final e serão apresentadas e defendidas pelas delegadas e delegados eleitos para a 19ª Conferência Nacional Bancária, que será realizada de 28 a 30 de julho, em São Paulo. A delegação paraense ao evento nacional obedeceu ao critério de paridade de gênero que rege os fóruns sindicais filiados à CUT.

12-Conferência-6“Realizamos mais uma grande Conferência Estadual, com ricos debates sobre a conjuntura e a necessidade de mobilizarmos e organizarmos ainda mais a categoria bancária para os desafios da conjuntura e para as lutas em defesa dos interesses e dos direitos da classe trabalhadora. Saímos dessa atividade com a certeza de que teremos grandes desafios pela frente, mas os bancários e bancárias nunca fugiram da luta e, mais uma vez, mostraremos que somos capazes de construir uma alternativa democrática e popular para a crise que o Brasil enfrenta”, avalia a vice-presidenta do Sindicato e dirigente da CUT Pará, Tatiana Oliveira.

Assembleia da Greve Geral

Durante a Conferência, o Sindicato reforçou a convocação da assembleia da categoria bancária que será realizada na próxima quinta-feira (22/06), às 19 horas, na sede do Sindicato, em Belém, para deliberar sobre a adesão dos bancários e bancárias na segunda greve geral convocada esse ano pela CUT e demais centrais sindicais contra as reformas de Temer e por Eleições Diretas Já.

Delegação eleita

12-Conferência-7Confira a relação da delegação paraense à 19ª Conferência Nacional da categoria bancária:

Titulares

Dalvan Maia (Banco do Brasil)
Érica Fabíola (Banpará)
Marco Aurélio Vaz (Banco da Amazônia)
Jacilene Pimentel (Caixa)
Márcio Saldanha (Santander)
Sérgio Montelo (Banpará)
Rosalina Amorim (Banco do Brasil)
Joel Cunha (Banco da Amazônia)

Suplentes

Luiz Otávio Pereira (Banco da Amazônia)
Mayara Ávila (Bradesco)
Sérgio Trindade (Banco da Amazônia)
Heládia Carvalho (Bradesco)
Rafael Mesquita (Caixa)
Suzana Gaia (Banco da Amazônia)
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.