Congresso Extraordinário da CUT Pará aponta a formação e a comunicação como prioridades

0

Os cerca de 200 delegados e delegadas presentes no Congresso Extraordinário e 11ª Plenária Estatutária da CUT Pará aprovaram, na sexta-feira passada (4), um plano de lutas que prioriza os investimentos em formação e comunicação para melhor enfrentar o golpe à democracia e aos direitos da classe trabalhadora. As propostas serão apresentadas no Congresso Nacional Extraordinário da CUT que vai ocorrer no período de 28 a 31 de agosto, em São Paulo.

Após dois dias de debates sobre a conjuntura política e econômica nacional e internacional e os desafios que se apresentam, os congressistas passaram para a fase de apresentação de propostas de ações da CUT para os próximos anos. A maioria defende a necessidade de formação política e sindical para melhorar a atuação de dirigentes e politizar a base. Eles também defendem que a comunicação é fundamental para fortalecer os laços da central com os sindicatos e também para disputar a narrativa com a elite golpista.

Também foi aprovado que a CUT deve encampar a luta pelo direito de greve e contra os Planos de Demissão Voluntária (PDV) tanto nas empresas públicas quanto privadas, além de promover uma ampla campanha pela revogação da reforma trabalhista.

Outra campanha aprovada foi a de denúncia maciça de todos os parlamentares que votaram contra a saída de Michel Temer e a favor dos desmontes de direitos. Os congressistas também defendem atitudes severas contra o comportamento imoral e antiético do deputado federal Wladimir Costa (SD-PA). O congresso, inclusive, aprovou uma moção de repúdio ao parlamentar que vem ofendendo e caluniando sindicalistas durante eventos pelo interior paraense. Uma de suas vítimas foi Maria de Nazaré Silva, mais conhecida por “Paula”, que pertence ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tomé Açu e integra a direção estadual da CUT.

No último dia do Congresso, que foi realizado no Instituto Sagrada Família, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, foram aclamados os novos integrantes da direção da CUT no Pará, além da eleição de 14 delegados (as) para o Congresso nacional da CUT.

 

Fonte: CUT PA

Comments are closed.