Retomada do GT de Segurança Bancária é pauta de reunião entre Sindicato e Segup

0

Para o Sindicato dos Bancários a retomada do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Bancária extinto há 2 anos seria uma iniciativa eficaz no combate à insegurança que bancários, clientes e usuários sofrem dentro e próximo as agências, principalmente no interior do Pará.

“O GT foi instalado em 2008 e através dele conseguimos a aprovação da Lei dos Biombos em todo o estado. O Banpará da Avenida Nazaré foi pioneiro na instalação dos dispositivos e conseguiu reduzir os casos de saidinha bancária. Esse exemplo é apenas uma prova do quanto esse Grupo foi eficaz para a segurança da nossa categoria e por isso insistimos nesse ponto como uma das formas de reação a essa onda de criminalidade nas agências bancárias que só vem aumentando”, destaca o diretor do Sindicato e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

Após meses de espera, finalmente a entidade foi recebida pelo secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, na sexta-feira (15), para discutir a reinstalação do Grupo de Trabalho. Além de Sandro Mattos, o Sindicato esteve representado pela vice-presidenta, Tatiana Oliveira.

“Essa é a primeira vez que tivemos a oportunidade de conversar com o atual secretário, o que nos traz uma certa esperança de que possamos ter algum avanço quanto a segurança bancária em nosso estado, que não só prejudica nossos colegas, como também a população, que muitas vezes fica sem agência bancária na cidade onde mora, pois alguns bancos decidem não reabrir após várias ocorrências”, ressalta Tatiana.

De acordo com levantamento feito pela entidade sindical, em todo o Pará, de janeiro a setembro desse ano, já foram 24 assaltos consumados e 14 tentativas. O último caso foi de explosão a um caixa eletrônico do Bradesco em Cumaru do Norte, sudeste paraense, na madrugada do último dia 13. Os números superam o mesmo período do ano passado, quando foram 20 ataques consumados e 10 tentativas.

Segundo a Secretaria, cerca de 54% do orçamento estadual é investido em segurança pública. “Nós estamos de consciência limpa. Estamos fazendo muito, gastando muito”, afirma o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado Rogério Morais. Além dele participaram da reunião o coronel PM Paulo Garcia e o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel PM André Cunha, que fez parte do primeiro GT de Segurança Bancária em 2008.

“Na época tivemos a oportunidade de ir até as agências bancárias e orientar os bancários quanto aos procedimentos de segurança em casos de suspeitos próximos a residência deles ou do trabalho, ou de como agirem em casos de vapor ou seqüestro, ou seja, foi um trabalho produtivo e avalio que a retomada dele é válida, talvez com outro nome, outra didática”, pontua Cunha.

Apesar de todos os argumentos e números apresentados pelo Sindicato durante a reunião, o GT ainda não será reinstalado, pois para o secretário titular, Jeannot Jansen, a ideia precisa ser apresentada e discutida com os gestores do Sistema de Segurança.

Próxima reunião – Próxima reunião – Dessa vez mais ampla, com representantes do Ministério Público, Polícia Federal e instituições bancárias, foi agendada para o próximo dia 29.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.