Aberto processo de inscrições para a eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa

0

Está aberto o processo para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, agendadas para o período de 20 a 24 de janeiro de 2014. As chapas podem ser inscritas até o dia 22 de novembro.

Para participar, na condição de candidato, o empregado em atividade ou aposentado deve estar inscrito no Saúde Caixa há no mínimo 12 meses anteriores à data da eleição.

O Conselho de Usuários possui composição paritária. São cinco participantes titulares e seus suplentes, indicados pela Caixa, e cinco participantes eleitos (titulares e suplentes), com mandatos de 36 meses. A reeleição é permitida uma única vez, de forma consecutiva. As reuniões são ordinárias e acontecem a cada três meses.

De caráter autônomo, o Conselho de Usuários tem como objetivo acompanhar a qualidade do programa Saúde Caixa e oferecer à Caixa subsídios ao aperfeiçoamento da gestão e dos benefícios, de acordo com as normas e legislação em vigor, sem, contudo, alterar a estrutura do programa e formato de custeio.

É resultado, aliás, de discussões realizadas no âmbito do GT Saúde, composto por representantes dos empregados, dos aposentados e da Caixa. Foi instalado após negociações entre a direção da empresa e o movimento nacional dos empregados, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), passando a fazer parte do acordo coletivo de 2004.

Entre as suas competências, as principais são as seguintes: analisar o desempenho financeiro do Saúde Caixa; examinar as contas, propondo alterações no seu formato de custeio, sempre que for necessário; propor alterações para aperfeiçoamento; deliberar sobre a inclusão ou exclusão de coberturas; acompanhar o desempenho financeiro do programa; prestar esclarecimentos aos usuários; avaliar os serviços prestados; promover o entrosamento e aproximação dos usuários com a unidade regional de RH; acompanhar as condições de acesso do usuário aos serviços do Saúde Caixa; sugerir políticas e programas de saúde; e remeter às instâncias competentes propostas de alteração do regimento.


Fonte: Fenae Net

Comments are closed.