AEBA MENTE, DESCARADAMENTE!

0

AEBA mente descaradamenteO uso da mentira como arma na política vem de longa data. Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, dizia que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Infelizmente, a prática da mentira parece ser a nova arma da AEBA para tentar jogar os bancários e as bancárias contra o seu Sindicato e a sua diretoria.

Em uma publicação leviana e com uma manchete mentirosa, a AEBA afirma que a Diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará votou a favor da reivindicação de 10,25% de reajuste para a categoria bancária na Conferência Nacional da Categoria, ocorrida nos dias 20 a 22 de julho em Curitiba (PR). Chegaram ao cúmulo de publicar uma foto afirmando que a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, votou a favor do índice de 10,25%.

O mais incrível é que a foto utilizada pela AEBA foi publicada primeiramente no site do Sindicato, em matéria onde está esclarecido na própria legenda da foto que a delegação do Pará, inclusive Rosalina, votou a favor do índice de 15%, índice esse aprovado na Conferência Estadual do Pará. Na foto, roubada pela AEBA do site do Sindicato, a legenda dizia: “Delegação paraense presente na 14ª Conferência da categoria bancária votou pelo índice de reajuste salarial de 15%”. Ao reproduzir a foto em seu site a AEBA deturpa os fatos e afirma que a diretoria do Sindicato votou a favor outro índice.

A publicação leviana e mentirosa da AEBA, além de tentar macular a imagem da diretoria do Sindicato, serve ao propósito de levantar uma falsa polêmica a respeito do índice a ser reivindicado na próxima campanha salarial. Para o Sindicato, esse e todos os demais itens inseridos na pauta de reivindicações da categoria foram exaustivamente discutidos em todo o País.

Realizamos pré-conferências, conferências estaduais e regionais e, finalmente, a Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias. Democraticamente, levamos nossas reivindicações para o fórum máximo da categoria. Lá se travou a discussão e o confronto de idéias e, majoritariamente chegou-se ao documento final a ser entregue aos banqueiros em 1º de agosto, em nome dos bancários e bancárias de todo o Brasil.

A nosso ver, ainda que nem todas as nossas contribuições tenham sido acolhidas, devemos respeitar a democracia e a vontade da maioria e seguir unidos daqui pra diante em torno de uma minuta única de toda a categoria. Não nos uniremos àqueles que pregam a divisão da categoria no momento em que mais precisamos de união.

Essa prática da AEBA, de dividir o funcionalismo e buscar resolver as divergências com base em mentiras, calúnias e até apelando para a violência não tem o nosso aval. Vamos entrar em mais uma campanha salarial, como todas, difícil. Precisamos de unidade na ação. Deixemos nossas diferenças para outro momento, em que não estejam em jogo os interesses da categoria, que espera de seus líderes maturidade para enfrentar mais uma batalha. Chega de mentiras!


Comments are closed.