Afbepa ataca e tenta romper a unidade das entidades! Sindicato alerta que quem ganha com isso é o patrão

0

Afbepa ataca o Sindicato novamente... mas afinal, a Afbepa está ao lado dos trabalhadores ou do patrão?Mesmo com questões centrais para os trabalhadores do Banpará sendo tratadas de forma unificada entre as entidades (Sindicato, Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e Afbepa), como o Seminário em Defesa do Fortalecimento do Banpará, o PCS, o Ponto Eletrônico e os descomissionamentos/demissões, a Afbepa tenta quebrar a unidade com mentiras contra o Sindicato.

A categoria sabe que o que está em jogo é o interesse político diante das eleições para o Sindicato, que serão realizadas em 2013. A presidenta da Afbepa, que foi candidata à presidência do Sindicato na eleição passada e perdeu a eleição porque a maioria dos bancários rejeitou sua chapa, perdeu também na Justiça a ação que questionava a validade do pleito de 2010.

Quase dois anos depois, a Afbepa requenta seus “questionamentos” e mente para tentar forçar o Sindicato a quebrar a unidade das entidades frente à direção do banco e do próprio Governo do Estado, os quais devem estar achando graça por estarem vendo os trabalhadores brigando com essa tentativa inescrupulosa da Afbepa em desarticular os trabalhadores do Banpará.

Mesmo com ataques quase diários [a) Sindicato responde a ofício da Afbepa, b) Resposta do Sindicato à nota da AFBEPA, c) Sindicato responde à AFBEPA novamente: nossa luta é por um Banpará público, com valorização do funcionalismo e unidade das entidades!, d) Mais um ataque da AFBEPA ao Sindicato. Por que o ódio?, e) Sindicato denuncia perseguição no Banpará e AFBEPA ataca … o Sindicato, f) MPT arquiva denuncia infundada da Afbepa que questionava negociação da minuta 2010 ], o Sindicato não cairá neste jogo e faz um chamado à Associação: precisamos manter o diálogo e o respeito, pois aqueles que podem ser prejudicados são os funcionários, já que diante da Direção do Banpará os trabalhadores aparecerão divididos, ou seja, mais fracos.

Para que não restem dúvidas, o Sindicato faz alguns esclarecimentos:

a) Quanto à eleição de delegados sindicais – As agências estão indignadas com a postura da Afbepa de tentar desqualificar os processos, que ocorreram dentro das normas do regimento. O Sindicato, que reconhece a vontade expressa nas urnas, respeitará os resultados e fortalecerá a organização de base da categoria. Jamais colocaremos em risco a estabilidade do dirigente sindical de base, até porque os documentos das eleições estão de acordo com o regimento e diversos bancários das agências em que a Afbepa questiona os processos e foram unânimes em reconhecer seus delegados, inclusive todos eleitos com folga.

Outra mentira da Afbepa é quanto ao acesso aos documentos necessários para eleição no site do Sindicato. A associação afirma que são “inacessíveis”, mas a verdade é que estão SIM disponíveis na página do Sindicato, desde o início do calendário (8 de maio), sem qualquer interrupção. Basta clicar no link das eleições, ao lado direito de nossa página (www.bancariospa.org.br)

As eleições ocorrem até o dia 24 de maio (hoje) e já chegaram ao Sindicato diversos documentos de companheiros eleitos, de vários municípios do Estado. Vamos reconhecer todos os processos legítimos, mesmo que sejam de pessoas ligadas à oposição ao Sindicato, pois não olhamos cor partidária quando o assunto é respeito à democracia dos trabalhadores.

Mais respeito com as conquistas da categoria, Afbepa:

Após mais de 10 anos sem que a Direção do Banpará sequer recebesse a pauta específica dos funcionários, o Sindicato assina o Acordo 2007/2008 com o Banco. Dentre outras vitórias, garantimos que o Banco seguisse a FENABAN, reconhecesse os delegados sindicais e constituísse o primeiro GT paritário do PCS. Desde então, o Sindicato realiza eleições por local de trabalho no Banpará, como já fazia nos demais bancos públicos. Ao serem eleitos, esses trabalhadores gozam de alguns direitos previstos na CLT, dentre eles a estabilidade. As eleições são abertas e amplamente divulgadas, prova disto é que o número de inscritos e eleitos aumenta a cada ano. Em 2012, se inscreveram 162 bancários e bancárias dispostos a assumir esta linha de frente do movimento sindical no Pará e Amapá.

Uma conquista do movimento sindical não pode sofrer ataques levianos. Embora os delegados sindicais sejam tão importantes, sobretudo em um banco estadual que precisa de resistência dos trabalhadores para se manter público, como é o Banpará, a Associação (isso mesmo, não foi o Banco, mas a Associação), questiona a democracia de base da categoria e tenta enfraquecer os companheiros que “deram a cara a tapa” diante da instituição. Repudiamos esta atitude e chamamos a Afbepa a rever seu posicionamento.

b) Sobre o PCS: A postura da Associação é a mesma, ou seja, ataca o Sindicato invés de atacar ao Banco, que demorou quase sete meses para marcar a primeira reunião do Grupo após a assinatura do ACT 2011/2012.

A Afbepa tenta imputar ao Sindicato o atrelamento do GED ao PCS, mas a verdade é que o Sindicato nunca concordou, nem concordará, com o estabelecimento de metas no PCS do Banpará. Este Sindicato sempre denunciou a crueldade das metas para com os trabalhadores, responsável por muitos adoecimentos na categoria.

Importante frisar sobre o PCS:

Ainda temos que lutar muito para que o PCS do Banpará seja finalizado e implementado. A partir de ontem, 22 de maio, contam-se 120 dias como prazo para o grupo produzir a segunda etapa do PCS, qual seja a progressão por merecimento. Aqui está instalada uma polêmica: de um lado o Banco e, de outro, Sindicato e demais entidades. O Banco defende atrelar os critérios de merecimento ao cumprimento de metas, já o Sindicato é contra e defende que a progressão por merecimento considere outros aspectos, como a avaliação de 360º, que existe no Banco do Brasil e Caixa Econômica.

A luta pelo PCS tem sido longa, mas já temos muitas vitórias. Na primeira etapa, fechamos um dos maiores interstícios da categoria no Brasil (5%). Quando a tabela foi aplicada em janeiro de 2010, os reajustes (fora da campanha salarial) representaram ganhos reais para todos. Mas queremos mais e seguiremos firmes nesta direção: o inimigo é o patrão.

Acreditamos que é isso que o funcionalismo espera de nós. Maturidade para deixar as vaidades e as disputas políticas mesquinhas de lado, sobretudo neste momento em que se avizinha mais uma campanha salarial. A hora é de nos fortalecer e unir, e não de nos atacar e dividir. Não adianta ficar repetindo que “unidos somos fortes” se na prática a postura é outra. Como ensina a sabedoria popular: um gesto vale mais que mil palavras. O Sindicato continua com disposição de diálogo entre as entidades e não desfere ataques, mas jamais deixaremos de defender e repor a verdade.

Agende-se!

Assembleia específica do Banpará
Dia 28/05 (segunda), às 18:30h, no Sindicato.
Pauta: ofício do Banco propondo adiamento do Ponto Eletrônico e Plano Odontológico; Banco de horas.

Encontro estadual dos funcionários do Banpará.
Dia 03/06 (domingo), às 9h. Local a definir.
Pauta: propostas para Minuta 2012/2013.

Sindicato dos Bancários do Pará


Comments are closed.