Atenção, empregado Caixa! É hora de mobilização em defesa do banco 100% público

0

Esta semana será de intensa mobilização em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública. A Fenae, outras entidades do movimento sindical e associativo e os empregados do banco vão realizar ações em todo o país para reforçar o que tem sido dito desde o final do ano passado: não há motivo para a abertura de capital da empresa. Foi em dezembro que a imprensa começou a noticiar que proposta nesse sentido estaria sendo estudada pelo governo.

Nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, será realizado, na Câmara dos Deputados, o ato em defesa da Caixa 100% pública. O evento é organizado por Fenae, Contraf/CUT e gabinete da deputada federal Erika Kokay (PT/DF). Além de dirigentes das duas entidades e da própria parlamentar, vão participar representantes das principais centrais sindicais (CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas), de federações e sindicatos de bancários, de movimentos sociais e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“Queremos debater a importância da Caixa continuar 100% pública não apenas sob a ótica dos sindicalistas e economistas, mas também levando em conta as visões dos mais de 100 mil empregados, dos usuários e da sociedade em geral. Ela é protagonista no desenvolvimento do Brasil, avançando no mercado e intensificando seu papel social. Basta ver os números do balanço de 2014, divulgado no último dia 12. O banco é um patrimônio do povo. E assim tem que continuar”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Já na sexta-feira, 27 de fevereiro, ocorrerá o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública. Nessa data, trabalhadores vão realizar ações nas unidades do banco e postar fotos nas redes sociais. Cartazes com a frase “Eu defendo a Caixa 100% pública” foram enviados para agências e entidades representativas de todo o país. As imagens devem ser postadas com a hashtag #acaixaédopovo, e também podem ser enviadas para sindicatos, Apcefs e para a Fenae no e-mail caixapublica@fenae.org.br.

Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT) e diretora de Administração e Finanças da Fenae, convoca os bancários e as bancárias. “Essa é uma luta de todos nós. Precisamos fazer história no dia 27 de fevereiro, com reuniões nos locais de trabalho, atos na porta das unidades e retardamento na abertura de agências, entre outros. Enquanto isso, aguardamos a audiência que solicitamos com o governo para saber o verdadeiro posicionamento sobre essa suposta proposta de abrir o capital”, diz.

Ações nos estados
Nesta segunda-feira (23), o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região promoverá o encontro de delegados sindicais da Caixa com o objetivo de discutir estratégias em defesa do banco 100% público. Além de Clotário Cardoso e Fabiana Matheus, vão participar Fernando Neiva e Maria Rita Serrano, representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa. “Mais uma vez, temos um importante papel a desempenhar na mobilização da sociedade nessa luta”, frisa Eliana Brasil, presidente do Seeb/BH e também integrante da CEE/Caixa – Contraf/CUT.

No dia 5 de março, em São Caetano (SP), o Sindicato dos Bancários do ABC vai realizar o seminário A Caixa Que Queremos. Participarão, entre outros, Carlos Caser (presidente da Funcef), Maria Rita Serrano, Jair Pedro Ferreira e Fabiana Matheus. Já para 17 de março está agendado um seminário em Salvador. “E caso seja necessário, outras ações serão promovidas. A abertura de capital do banco não interessa aos brasileiros”, atesta Fabiana Matheus.

A mobilização nos estados, porém, está ocorrendo há mais de um mês. Começaram em 12 de janeiro, dia em que a Caixa Econômica Federal completou 154 anos. Atos, reuniões e seminários já ocorreram nas capitais Brasília, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, João Pessoa, Recife, Teresina, São Luís, Natal, Salvador, Aracaju, Belém e Rio Branco. E também em Bauru (SP), Marabá (PA) e nas cidades baianas de Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Jacobina e Irecê, entre outras.

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.