Banco do Brasil descumpre legislação de segurança bancária no Pará

0

O assunto foi tema de pauta entre o Banco do Brasil e o Sindicato dos Bancários do Pará, representado pelos seus dirigentes Gilmar Santos, presidente, e Fábio Gian, diretor de formação, em março deste ano. Na ocasião, o Sindicato informou ao Banco que havia recebido denúncia de que algumas agências perderiam postos de vigilantes no mês de maio. Na reunião, a empresa negou a informação e afirmou que cumpre toda a legislação referente à segurança bancária e que não haveria redução do quadro de vigilantes nas unidades. (clique aqui e relembre).

O Sindicato chegou a informar qual seria a agência e quando haveria essa redução a partir de informações apuradas junto à unidade e que, em alguns períodos, ficaria com apenas um vigilante, tendo o BB negado veementemente a informação.

No primeiro dia útil no mês de maio, essa mesma agência que o Sindicato havia mencionado amanheceu com quadro de vigilantes reduzido.

Imediatamente, a entidade sindical enviou ofício à diretoria do Banco solicitando a recomposição do quadro de vigilantes dessa agência, destacando que a dependência apresenta histórico de episódios recorrentes de crimes das mais variadas espécies como entradinhas, saidinhas, etc.

A preocupação do Sindicato está voltada para a saúde e integridade dos funcionários dessa unidade através de seus relatos a partir do que vivem e observam quanto à falta de segurança no entorno da agência devido a crimes frequentes na região, agravadas nos últimos meses por uma onda de violência jamais vista em Belém, ceifando diversas vidas, sendo que medidas de redução de postos de vigilância nas agências pode agravar tal problema, além de descumprimento da legislação vigente.

Medidas judiciais

A diretoria jurídica do Sindicato dos Bancários informa que a pasta estuda todas as medidas cabíveis, incluindo comunicados aos órgãos externos de segurança e ações judiciais que visem o cumprimento da legislação.

Obviamente, por motivos de segurança, deixamos de citar qual agência sofreu essa redução. Caso essa situação ocorra em sua unidade, pede-se comunicar ao Sindicato através do e-mail juridico@bancariospa.org.br.

O Sindicato lamenta a informação repassada pelo Banco na reunião do mês de março a qual não foi condizente com os fatos.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.