Banpará de Castanhal em risco

0

BanparaCastanhal2Além de conviver com uma jornada extensa, cansativa, estressante, com cobrança de metas, superlotação nas agências, dentre outros problemas, o funcionalismo do Banpará em Castanhal, nordeste do Pará, trabalha em um prédio que teve a estrutura condenada pelo Corpo de Bombeiros do município.

BanparaCastanhal3Por fora e por dentro da agência, o local parece bonito, amplo e com boa refrigeração, mas o problema está literalmente no subtérreo do prédio. “À primeira vista temos a impressão de que todo o prédio, que não é pequeno, está sustentado por vigas. O peso dos caixas eletrônicos, que tem em média cerca de 1 tonelada cada, já causou várias rachaduras no piso. As vigas estão onde antes funcionava o estacionamento para os funcionários da agência. Em meios aos ferros há também vários emaranhados de fiação elétrica. Infiltrações e poças de água suja e parada estão espalhadas pelo local, possivelmente atraindo o mosquito transmissor da dengue”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará Rosalina Amorim, que visitou a agência durante a Caravana Bancária do último dia 19.

BanparaCastanhal4Entre os funcionários da agência, a sensação é de insegurança. “Temos a impressão de que a qualquer momento tudo isso aqui possa desabar. Imagina então se for justamente durante o expediente o caos que será, pois nem saída de emergência mais temos”, desabafou uma bancária que não quis se identificar.

BanparaCastanhal5De acordo com os trabalhadores e trabalhadoras, o banco enviou uma equipe de operários para reformar o antigo estacionamento em junho do ano passado, mas desde outubro a obra está totalmente parada.

O início dos reparos também teriam causado transtornos aos usuários, clientes e funcionários do banco. A obra ocorria durante o expediente, o que teria provocado barulho e poeira na unidade.

Denuncia no CRT – Na tarde desta quarta-feira (21) ocorreu reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, formado por bancários eleitos pelo funcionalismo e também por representantes do Banpará. Uma das pautas desse encontro foi a situação do Banpará em Castanhal.

Na ocasião, o Sindicato reivindicou a mudança de prédio até que as obras na agência sejam concluídas, para que clientes e bancários possam utilizar o espaço com a segurança necessária.

O próximo passo do Sindicato será encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho, em busca de soluções enérgicas e efetivas para o Banpará de Castanhal.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.