Banpará não respeita trabalhadores. Queremos NEGOCIAÇÃO JÁ!

0

Negociação-JÁ-no-BanparáExatos onze dias já se passaram desde a entrega da minuta específica feita pelo Sindicato e demais entidades ao Banpará e, até agora, o banco não deu nenhuma resposta sobre quando iremos começar efetivamente as negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, o que demonstra que o Banpará não está preocupado em negociar as demandas dos trabalhadores.

No ato de entrega da minuta, ocorrido no dia 6 de agosto, o diretor Jorge Antunes recebeu a minuta. Naquele momento o Banpará não assinou o Ajuste Preliminar, documento que garante a validade das cláusulas do ACT vigente até a assinatura de um novo acordo.

Até o momento o Banpará não respondeu ao ofício enviado pelo Sindicato no dia 6 (logo após a entrega da minuta) propondo a primeira mesa de negociação no dia 10 de agosto e a segunda no dia 17. No dia de ontem (16), reiteramos pedido de mesa de negociação para o dia de hoje, 17 de agosto, mas novamente não obtivemos resposta. Ou seja, no dia de hoje já estaríamos na segunda rodada de negociações específicas com o Banpará, mas até agora nada!

Será que estamos voltando aos velhos tempos das gestões tucanas no Pará, quando nos Governos de Almir e Jatene não havia mesa de negociação no Banpará com as entidades sindicais? Será que o processo de negociação sobre o acordo coletivo no ano passado foi democracia demais para o padrão tucano de gestão no Banpará? Será que querem apagar da história o exemplo dado pela gestão dos quatro anos anteriores onde o banco sentou e construiu com as entidades sindicais acordos coletivos de trabalho que serviram de exemplo para a categoria bancária em todo país?

Precisamos de respostas. Queremos saber se o banco irá garantir aumento de comissão para todos os funcionários, ou se irá conceder aumento apenas para os assessores amigos da diretoria e da presidência, como fez ao publicar a Portaria nº 082/2012 no dia 6 de julho desse ano?

“É importante que os trabalhadores do Banpará permaneçam unidos e mobilizados, pois não ficaremos calados perante a inércia do banco”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

Chega de silêncio. Queremos NEGOCIAÇÃO JÁ!

As principais reivindicações da minuta 2012 dos funcionários do Banpará são:

*Piso do DIEESE (R$ 2.416,38) com reflexo no PCS, respeitando o percentual de 5% entre os níveis;
*PLR linear para todos;
*PCS não vinculado às metas;
*Promoção para todos no PCS na data base;
*Aumento de comissão dos caixas, coordenadores de caixa e coordenadores de PABs;
*Valorização dos funcionários do SAC;
*FIM do assédio moral;
*Placas sobre pausa de 10 minutos e ginástica laboral.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.