Caixa implanta movimentação compulsória de empregados em Belém. Sindicato contesta

0

Sindicato aproveitou a presença da presidenta Dilma em Castanhal para protestar contra o massacre que a Caixa vem fazendo com seus empregadosVários bancários e bancárias da Caixa Econômica procuraram o Sindicato esta semana para denunciar à entidade o “ajuste de quantitativo e movimentação de Caixas e Avaliadores de Penhor” que começa a ser implantado a partir da próxima semana na Região Metropolitana de Belém.

Segundo o comunicado interno, quatro das principais agências da capital terão seu quantitativo de caixas e avaliadores de penhor reduzido, além de um rodízio entre os caixas e avaliadores com mais de cinco anos na mesma unidade.

Ainda de acordo com o documento, “foi realizado estudo pela Superintendência Regional (SR) em conjunto com quatro representantes dos Gerentes Gerais, que levou em consideração o volume de autenticações, módulo depositário e quantidade de atendimentos registrados no gerenciador referente ao período de 2012, atribuindo-se pesos de acordo com a política da empresa de valorização do atendimento e utilização dos demais canais”.

Mas para o Sindicato, a medida é arbitrária, pois se trata de transferência compulsória, enquanto que o ideal seria que toda e qualquer movimentação seja feita em comum acordo com o empregado.Caixa Econômica também não estaria respeitando seus trabalhadores e trabalhadoras

“A Caixa deveria no mínimo consultar os trabalhadores antes de tomar tal decisão. O Sindicato já entrou em contato com a superintendência regional da Caixa para discutir o assunto. A reunião está marcada para a próxima terça”, esclarece a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Alguns bancários que serão atingidos têm mais de 10 anos na mesma agência, inclusive prestes a se aposentar, e do dia pra noite a Superintendência emite um comunicado que vai mudar não só a rotina de trabalho, mas também de vida do bancário. Esperamos que após a reunião a Caixa repense e mude essa movimentação, caso contrário, tomaremos outras medidas cabíveis”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, Alan Rodrigues.

Entenda como vai ocorrer a mudança

Ajustes no quantitativo de caixas: Serão contempladas as unidades que apresentaram maior número de demanda, de acordo com o estudo adotado, à exceção das unidades que tiveram a praça contemplada com uma nova unidade no último trimestre do ano de 2012;

. As unidades que terão suas LAP ajustadas com perda de um cargo de TBN e uma função de Caixa são: Ag. São Braz, Ag. Círio e Ag. Ver-o-Peso;

. As unidades que terão suas LAP ajustadas com o aumento de um cargo de TBN e uma função de Caixa são: Ag. Breves, Ag. Itaituba e Ag. Shopping Formosa.

Ajustes no quantitativo de avaliadores de penhor:

. As unidades que terão suas LAP ajustadas com perda de um cargo de TBN e uma função de Avaliador de Penhor são: Ag. Círio e Ag. Batista Campos;

. As unidades que terão suas LAP ajustadas com o aumento de um cargo de TBN e uma função de Avaliador de Penhor são: Ag. Icoaraci e Ag. Shopping Formosa;

. Para os ajustes serão transferidos os empregados que já exercem as funções. A Ag. Batista Campos cede um avaliador para Ag. Shopping Formosa: na data em que forem finalizadas as obras para adequação do penhor. Já a Ag. Círio cede um avaliador para a Ag. Icoaraci.

Movimentação de caixas e avaliadores de penhor da Região Metropolitana de Belém:

Os empregados que exercem a função de Caixa ou Avaliador de Penhor lotados na Região Metropolitana de Belém há mais de 1825 dias (5 anos) na atual unidade de lotação serão movimentados entre as unidades, limitando-se a movimentação de no máximo 50% da LAP remanescente:

LAP 6 a 7 – movimentar no máximo 3
LAP 4 a 5 – movimentar no máximo 2
LAP 2 a 3 – movimentar no máximo 1
LAP 1 – critério do colegiado da unidade

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.