Caixa libera financiamento de R$ 3,8 bilhões para construir Angra 3

0

A estatal Eletrobras informou ontem, por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que contratou financiamento de R$ 3,8 bilhões com a Caixa Econômica Federal. O montante será usado para aquisição de máquinas, equipamentos importados e contratação de serviços para a construção da usina nuclear de Angra 3.

O empréstimo tem prazo de 20 anos, com juros nominais de 6,5% ao ano e garantia da União. Não haverá pagamento do principal nos primeiros cinco anos, cobertos por carência.

Segundo informações da Eletrobras, Angra 3 será a terceira usina da central nuclear de Angra dos Reis e terá potência de 1.405 megawatts. As obras foram iniciadas em 2010 e a previsão é de que a unidade entre em operação em dezembro de 2015.

Ainda de acordo com a companhia, a usina será capaz de gerar mais de 10 milhões de megawatts-hora anuais, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante um ano. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 50% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a estatal, cerca de 40% do volume total de concreto estrutural já foi executado – o que representa aproximadamente 20% do progresso das obras civis. Quatro mil pessoas estão trabalhando no canteiro.

Fonte: Valor Econômico

Comments are closed.