Categoria bancária do Pará segue firme no oitavo dia de greve

0

Parauapebas-na-greveVem pra Luta! Nesta quinta-feira (26) o Sindicato dos Bancários do Pará continuou fortalecendo as mobilizações de greve em todo o Estado. Além da manutenção da grande adesão à greve em Belém, outro destaque desse oitavo dia de paralisações foi o expressivo aumento da greve no interior do Estado.

Hoje registramos 100% de greve nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Capitão Poço, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Jacundá, Mojú, Paragominas, Redenção, Santa Izabel e Santarém. Em Marabá, a única exceção foi a agência 565 do Banco do Brasil na Nova Marabá, todas as demais agências da cidade estão na greve.

Clique aqui e veja o mapa da greve

Vanderle Montoro, delegado sindical do Banpará de Redenção, foi a televisão falar da greve da categoriaA repercussão da greve bancária na sociedade paraense também é grande, tanto que em Redenção, o delegado sindical do Banpará, Vanderlei Montoro foi convidado a participar ao vivo de um telejornal para falar sobre a greve e as principais reivindicações da categoria. Ele aproveitou para convocar todos os bancários e bancárias da região Sul e Sudeste do estado a fortalecer o movimento grevista.

Em Belém, parte da diretoria do Sindicato se dedicou a reunir com bancários e bancárias que estão sendo assediados a ir para as agências para fazer negócios, mas não abrem as unidades para atendimento ao público. Foi o caso da agência Nazaré do Banco do Brasil, onde dirigentes e delegados sindicais reuniram com os funcionários da unidade para não aceitar nenhuma forma de pressão do banco e fortalecer a greve.

Reuniao-no-BB-Nazare“É com participação de todos e todas na paralisação que podemos pressionar os bancos a apresentar uma proposta que atenda não apenas as nossas reivindicações econômicas, mas sobretudo por melhores condições de trabalho, como o fim do assédio moral, o que é muito comum no Banco do Brasil, por exemplo. Não podemos aceitar assédio, isso deve ser denunciado ao sindicato. Nossa greve é legitima, e somente com ela fortalecida seremos vitoriosos”, afirma o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.

Privados se destacam na greve – Nos bancos privados, a greve na capital seguiu com força total, com exceção de algumas unidades que realizaram atendimento de aposentados e pensionistas na Região Metropolitana de Belém.

Bradesco Abaetetuba na GreveA paralisação dos bancos privados no interior do Estado cresce a cada dia, onde registramos o fechamento de diversas unidades em todo o Pará. Diretores do Sindicato se deslocaram para municípios como Castanhal, Benevides, Santa Izabel, Abaetetuba, Barcarena e Paragominas para garantir que o movimento grevista nos bancos privados se fortaleça ainda mais.

Reunião do Comando – O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, está reunido desde às 14 horas dessa quinta-feira (26) em São Paulo, para fazer uma avaliação da primeira semana da greve que está paralisando agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal. A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, e o diretor do Sindicato e vice-presidente da Fetec-CUT/CN, Sérgio Trindade estão presentes na reunião.

Assembleia-do-Sintepp-nos-BancariosUnidade de classe – Nesta quinta-feira também houve assembleia geral dos trabalhadores da educação pública do Pará no auditório do nosso Complexo Cultural, a qual deliberou pela continuidade da greve tendo em vista que a proposta do governo tucano de Jatene não atende a questões fundamentais da categoria em termos salariais e de melhores condições de trabalho .

O Sindicato dos Bancários do Pará apóia a greve dos trabalhadores da educação do estado, assim como a dos jornalistas do Diário do Pará e DOL, dos funcionários dos Correios, pois com unidade entre a classe trabalhadora somos mais forte nas negociações com os patrões.

Confira nossa galeria de imagens da greve no dia de hoje e curta nossa página no Facebook

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.