CN2018: 29º CNFBB começou nesta quinta (7)

0

Começou, na manhã desta quinta-feira (7), o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB). O encontro, que acontece na Quadra dos Bancários, em São Paulo, abordará até sexta-feira (8), questões como os impactos das reformas trabalhista e da previdência, saúde e condições de trabalho diante da conjuntura política socioeconômica do país.

A mesa de abertura contou com a participação do coordenador da Comissão dos Empregados do Banco do Brasil, Wagner Nascimento, da secretária da Juventude da Contraf-CUT, Fernanda Lopes de Oliveira, e dos representantes das federações, Sandra Trajano, Fetrafi Nordeste, Ana Paula Cusato, Fetrafi-PR, Luciana Manho, Fetrafi MG, Maria do Carmo Pegal, Fetrafi-SP/MS, Fabio Ledo, Fetrafi-BA/SE, Sergio Farias, Fetrafi-RJ/ES, Rafael Zanon, Fetrafi-Centro Norte, Marco Aurélio Silvano, Fetrafi-Santa Catarina, João Fukunaga, Fetec-SP e Rogerio Moreira, Fetrafi-RS.

A categoria do Pará será representada pelos bancários e bancárias, alguns também dirigentes sindicais, eleitos nos respectivos encontros estaduais e conferência: Gilmar Santos (presidente Sindicato), Rosalina Amorim (diretora da Contraf-CUT e do Sindicato), Tânia Barbosa (diretora do Sindicato), Wellington Araujo (diretor do Sindicato em Marabá), Idenê Araujo (bancária em Marabá), Wandenberg Oliveira (bancário em Santarém), João Rebelo (diretor do Sindicato em Marabá).

“Estamos aqui para além de representar nossos colegas do Pará, defender o que construímos no Encontro Estadual, para voltarmos com a minuta aprovada para ser deliberada em assembleia com toda a categoria rumo a uma Campanha Nacional forte e vitoriosa”, destaca Gilmar Santos.

Para Wagner Nascimento, a realização do congresso é de extrema importância para que sejam discutidas as estratégias para a Campanha Nacional e para defender os direitos dos trabalhadores. “Precisamos debater as propostas da Cassi e defender o nosso acordo coletivo, para que tenhamos um acordo para todos, na qual não se encaixam as novas regras da lei golpista”, afirmou.

A unidade para superar os obstáculos, que a conjuntura apresenta para os trabalhadores, se mostrou fundamental para a maioria dos participantes. De acordo com a secretaria da Juventude da Contraf-CUT, é preciso mobilização contra os ataques do governo à classe trabalhadora. “Sabemos que vamos enfrentar situações muito difíceis, porém, temos de estar mais unidos que nunca e o congresso é uma boa oportunidade para definirmos as nossas estratégias”.

Durante a abertura, foi aprovado o regimento interno do 29º CNFBB e apresentado o caderno de teses. Ainda pela manhã, será apresentado o painel Conjuntura Nacional.

 

Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.