CN2020: Banpará apresenta respostas a diversas reivindicações

0

Na terceira rodada de negociações com o Banpará, entidades reafirmam que grupo de risco deve seguir afastado e banco diz que manterá incorporação de função

A terceira rodada de negociação com o Banpará na Campanha Nacional 2020 ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), por teleconferência e iniciou com a resposta do banco sobre pontos pendentes de mesas anteriores. O principal ponto foi a manutenção da cláusula de incorporação de função, com atualizações necessárias no texto.

Grupo de risco ao Covid-19

Em seguida, houve questionamento do banco sobre os motivos do Sindicato ser contra o retorno do grupo de risco ao trabalho presencial.

O Sindicato respondeu que existe um acordo firmado com o Banpará e homologado com a justiça e que não há notícia de retorno do grupo de risco em nenhum banco. Que, embora haja o decreto, o negociado prevalece sobre o legislado e o assunto não foi levado previamente à mesa permanente sobre a pandemia, que está prevista no acordo. Neste sentido, o Sindicato registrou que considerou os comunicados como ações unilaterais e pediu que houvesse a suspensão dos mesmos.

Após um longo debate, o banco sugeriu fazer um levantamento sobre chefias do grupo de risco e que haverá reunião específica sobre o assunto. O Sindicato entende que não é apenas a situação de chefia que diverge do acordado e coloca-se a disposição para negociação que possa superar o empasse.

Leia também:

Sindicato protocola acordo com Banpará para prevenção ao Covid-19

Acordo mantém isolamento social do grupo de risco do Banpará em casa

Dúvidas sobre o acordo emergencial do Banpará?

Respostas às reivindicações

Em seguida, houve a resposta do banco às reivindicações 19 a 31 constantes da pauta do funcionalismo do Banpará.

Pelo movimento sindical participaram a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira; a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim; a diretora da Fetec-CUT/CN, Vera Paoloni; e a advogada Camila Aranha. Rosalina Amorim precisou sair às 10h, para participar da mesa de negociação com o Banco da Amazônia.

Pelo Banpará participaram o diretor administrativo, Paulo Arévalo; a assessora da DIRAD, Luana Pontes; a advogada Lorena Sirotheau e a gerente da área de Benefícios, Miriam Tavares Lima.

Confira o resumo da 3ª rodada com o Banpará

ARTIGO 19. ABONO DE FALTAS PARA TRATAMENTO DE DOENÇA OCUPACIONAL
Banco informou que essa proteção, mais abrangente, já consta do Regulamento de Pessoal.

ARTIGO 20. PROTEÇÃO AOS ADOECIDOS
Banco aceitou a argumentação das entidades sindicais e apresentará redação dando prioridade no atendimento de transferência aos adoecidos.

ARTIGO 21. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
Banco não aceita esse adicional, explicando que cumpre todas as medidas de proteção.

ARTIGO 22. CONCORRÊNCIA SELETIVA PARA TODAS AS FUNÇÕES COMISSIONADAS
Banco não aceita a concorrência seletiva para todas as funções, em especial as de confiança. Já para as funções gratificadas, apresentará prazo para estabelecer políticas de assunção a essas funções.

O movimento sindical reafirmou a importância de toda função, independente de ser de confiança ou gratificada, ser precedida de processo seletivo.

ARTIGO 23. PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO BANPARÁ
Banco informou que todas as propostas já são atendidas.

ARTIGO 24. PREV RENDA
Banco informa que haverá eleição ao comitê, inclusive com a participação do Sindicato, no processo eleitoral.

ARTIGO 25. FORTALECIMENTO DO BANPARÁ
Movimento sindical vai apresentar nova redação. Banco não concorda em tratar de percentuais de dividendos.

ARTIGO 26. MÍNIMO DE EMPREGADOS EM PAB’s E CAV’s
Banco informa que o número de cada setor depende de avaliação técnica, comercial e de negócios.

ARTIGO 27. COORDENAÇÃO DE TESOURARIA
Igualmente, informa que o número de tesoureiros está sujeito a avaliação comercial.

ARTIGO 28. GARANTIAS AOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NOS COMITÊS, CONSELHOS E GRUPOS PARITÁRIOS
O banco não concorda com a estabilidade dos membros dos conselhos.

ARTIGO 29. NEGOCIAÇÃO EXCLUSIVA COM AS ENTIDADES SINDICAIS
Banco solicitou que se aguarde a mesa nacional entre nosso Comando e Fenaban.

ARTIGO 30. EFEITO DAS NORMAS COLETIVAS
Banco afirma não possuir interesse em estabelecer qualquer restrição de aplicação às cláusulas do acordo, portanto, não seria necessária uma reafirmação de que não haverá distinção.

ARTIGO 31. RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO E HOMOLOGAÇÃO
Banco informa que manterá rescisão do contrato de trabalho em cada local, como é hoje.

A próxima reunião está marcada para sexta-feira, dia 14, às 10, pelo App Teams.

“Hoje tratamos dos processos seletivos para cargos comissionados, dentre outros pontos relevantes. Seguimos buscando avanços na mesa com o Banpará nesta Campanha Nacional”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

“Seguiremos firmes na luta em defesa da saúde e da vida dos bancários e bancárias do Banpará e a garantia do afastamento do grupo de risco é fundamental nesse processo, tendo em vista que ainda estamos numa pandemia”, afirma a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

“A construção do diálogo efetivo é trabalhosa e estamos avançando como, por exemplo, colocamos no acordo a preferência de prioridade para transferência a colegas que tenham problemas graves de saúde. Ou manter no acordo a sensível cláusula da incorporação de função. E a democracia, os direitos nascem e são consignados a partir de debates, pressão e unidade da categoria”, ressalta a diretora da Fetec-CUT/CN e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.