Comando aprova consulta aos bancários e encaminha Campanha Nacional

0

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, reuniu-se nesta quinta-feira 9, em São Paulo, para discutir os próximos passos da Campanha 2013, incluindo a consulta que será feita à categoria e os preparativos da 15ª Conferência Nacional. Dentre outros temas, debateu também a mobilização no Banco do Brasil contra as práticas antissindicais do BB.

O Comando, que na reunião do dia 26 de abril havia decidido fazer uma consulta nacional em todas as bases sindicais, aprovou o questionário unificado que será submetido aos bancários para conhecer suas reivindicações e preocupações.

“Queremos ouvir novamente a opinião de cada bancário e bancária no seu local de trabalho, reafirmando o processo democrático e participativo, a fim de subsidiar os debates nas conferências estaduais e regionais e a própria 15ª Conferência Nacional, que está marcada para os dias 19, 20 e 21 de julho, em São Paulo”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

O resultado da consulta servirá de subsídio para as conferências regionais e para a Conferência Nacional.

Cinco grandes temas prioritários foram definidos pelo Comando para a Campanha 2013:
1) emprego;
2) reestruturação produtiva dos bancos;
3) remuneração
4) condições de trabalho e
5) estratégia de campanha, de negociação e de mobilização.

Banco do Brasil – O Comando Nacional fez ainda uma avaliação do dia nacional de luta no BB no dia 30 de abril, com paralisações em todo o país, contra a implementação unilateral do plano de funções comissionadas e a política antissindical da direção do Banco do Brasil.

“O BB é hoje o banco que tem a mais clara estratégia antissindical de todo o sistema financeiro nacional. Precisamos intensificar a mobilização para defender os direitos do funcionalismo”, afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

O Comando orientou os sindicatos a aprofundarem a discussão sobre a mobilização no Banco do Brasil e levarem propostas para o 14º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, que será realizado de 17 a 19 de maio, em São Paulo.

Caixa Econômica Federal – O Comando Nacional decidiu orientar os sindicatos a convocarem assembleias em todas as bases e defenderem a aprovação da proposta apresentada pela Caixa Econômica Federal para a carreira de seus profissionais advogados, engenheiros, arquitetos e médicos.

“A proposta apresentada para carreira profissional contempla diversos itens pendentes desde 2006 e ajuda na unificação a partir de agora, além de incorporar em sua tabela item importante de Adicional por Tempo de Serviço”, afirma Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Mídia da campanha – A Contraf-CUT já agendou a reunião para a construção da mídia nacional da Campanha 2013 para o próximo dia 21, às 14h, na sede da Confederação, em São Paulo.

O encontro, a exemplo dos últimos anos, será aberto à participação do Comando, sindicatos e federações, especialmente diretores de comunicação e profissionais de imprensa das entidades. Quem já tiver sugestões pode trazê-las para apresentar na reunião.


Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.