Comando Nacional dos Bancários negocia jornada, Sipon e segurança bancária com Caixa nesta quinta-feira

0

REUNIÃO CAIXACom assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), o Comando Nacional dos Bancários se reúne nesta quinta-feira, dia 23, às 14h, em Brasília, com a direção da Caixa Econômica Federal, para a terceira rodada de negociação da pauta específica da campanha salarial 2012. Os destaques, dessa vez, são as reivindicações sobre jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon) e segurança bancária, além de outros temas.

As duas rodadas anteriores, nos dias 10 e 17 de agosto, em Brasília, ocorreram sem o registro de qualquer avanço. Nessas ocasiões, por exemplo, foram discutidas questões relativas à Funcef e aposentados, isonomia de direitos, carreira, contratação de pessoal, representação dos empregados no Conselho de Administração, saúde do trabalhador, Saúde Caixa e condições de trabalho.

Jornada de trabalho e Sipon
– Adoção e respeito à jornada de seis horas para todos os empregados, inclusive os de nível gerencial e carreiras profissionais, sem redução salarial.
– Registro obrigatório de ponto para todos os empregados, inclusive os de nível gerencial.
– Fim das horas extras sistemáticas.
– Pagamento de todas as horas extras acrescidas de 100% da hora normal.
– Pagamento das horas “in itinere” nos casos de viagem a serviço da Caixa, com os seguintes critérios: a) como hora normal trabalhada no período das 6h às 22h em dias úteis; b) como hora extra no período noturno e em finais de semana ou feriados.
– Extinção do registro de horas negativas no Sipon e do bloqueio de acesso motivado por falta de homologação do gestor ou decorrente de hora extra não acordada, bem como adoção de login único para acesso aos sistemas corporativos.
– Realização de cursos da UCC obrigatoriamente dentro da jornada de trabalho, com disponibilização de local e equipamento adequados, além de planejamento, de forma a garantir a igualdade a todos os empregados.
– Proibição de trabalho aos sábados, domingos e feriados, exceto quando se tratar das situações previstas nos artigos 61 e 62 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ocasiões em que a Caixa fica obrigada ao pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100%, mais tíquete-alimentação e transporte a todos os trabalhadores envolvidos.

Segurança bancária
– Criação de estrutura de segurança em todos os estados, compatíveis com as demandas locais.
– Instalação de divisórias entre os guichês de caixa e penhor, separando os clientes durante o atendimento, nos moldes da lei municipal existente em Jundiaí (SP).
– Instalação de biombo que impeça a visualização das operações efetuadas nos caixas pelo público, sem impedir a visão dos caixas.
– Implantação das portas de segurança com detectores de metais na entrada das agências, antes das salas de auto-atendimento.
– Retomada da implantação do modelo “Agência Segura”.
– Proibição do transporte de valores por empregados da Caixa.
– Proibição do atendimento prévio na parte externa das unidades.
– Obrigatoriedade de apresentação de relatório para as entidades sindicais e representativas dos empregados sobre estatísticas das ocorrências de assaltos, furtos e outros delitos ocorridos em agências da Caixa e correspondentes bancários.
– Isenção de tarifas para TED e DOC nos casos de saque do FGHTS, precatórios e alvarás judiciais, como forma de prevenção de ações criminosas denominadas ‘saidinha de banco’.
– Abertura de agência somente com o total cumprimento do plano de segurança homologado pela Polícia Federal.
– Aperfeiçoamento da crítica nos sistemas e aplicativos, impedindo operações em desacordo com os manuais normativos, reduzindo os riscos de fraude.

 

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.