Conheça os riscos de uma cesariana desnecessária

0

Na hora do nascimento do filho, muitas mulheres abrem mão do parto natural e escolhem a cirurgia cesariana por ser rápida e indolor. Mas essa opção aumenta o risco não só de uma infecção, mas de várias complicações pós-parto, conforme enumera a coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela:”infecção, risco de hemorragia aumentado, risco da anestesia, riscos em longo prazo de aderência, de acretismo placentário (que é a placenta grudar no útero) e também placenta prévia e risco de endometriose, que são riscos inerentes, principalmente, a cesáreas de repetição. Há, também, risco aumentado para o próximo parto e problemas com a fertilidade.”
“Porque uma cesariana dificulta o vínculo inicial mãe e bebê, dificulta a descida do leite, o contato pele a pele e a amamentação. Então, ela tem mais risco de ter problemas na amamentação e no vínculo mãe e bebê, riscos maiores de ingurgitamento mamário.”

A cirurgia cesariana foi a escolha da contadora, Silvia Cimas, mas ela conta que não pretende ter outro filho por esse método.”Eu não quero mais (cesariana) por experiência também de colegas que tiveram filhos no mesmo período que eu, elas tiveram uma recuperação muito mais rápida, ficaram já bem pra fazer a amamentação, enquanto eu demorei mais. Aquele medo que eu tinha inicialmente foi todo caído por terra, pra mim, é o seguinte, o parto normal é a melhor opção pra mulher. Quero experimentar, acho que vai ser mais sadio para mim e para meu filho ou filha.”

Ainda de acordo com Esther Vilela, em algumas situações, a cesariana é única via de parto permitida para salvar a vida da mãe ou do bebê. Mas, em circunstâncias normais, o parto natural sempre será a melhor opção para a mulher e o recém-nascido.

Fonte: Blog da Saúde

Comments are closed.