Contraf-CUT completa 15 anos na luta em defesa dos direitos da categoria bancária

0

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 15 nesta terça-feira (26). Com oito federações e 108 sindicatos associados, a entidade coordena o Comando Nacional dos Bancários e representa 94% da categoria em todo o Brasil.

“Esta enorme representatividade é resultado das lutas e da presença de nossas entidades filiadas no dia a dia dos trabalhadores. Trabalhamos incessantemente para garantir, defender e ampliar os direitos de todas a bancárias e de todos os bancários desse país, afirmou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

A Contraf-CUT é resultado da luta e do aprimoramento da organização sindical bancária e da retomada das entidades sindicais pelos trabalhadores, no início dos anos 1980. O primeiro passo para uma organização alternativa e, ao mesmo tempo, mais representativa ocorreu com a criação do Departamento Nacional dos Bancários (DNB), em 1985, cuja atuação foi essencial para a primeira greve nacional (naquele ano) da categoria após o regime militar.

O DNB atuou até 1992 quando foi substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) que por sua vez deu lugar à Contraf-CUT, em 2006, e formalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 24 de junho de 2008.

Comments are closed.