Contraf realiza 3º módulo do curso de formação sindical na próxima semana

0

A 9ª turma do curso de formação “Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro” realizará entre os dias 23 a 27 de fevereiro o terceiro módulo do Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores (PCDA). Ao todo, 35 dirigentes sindicais bancários e assessores de entidades filiadas à Contraf-CUT, de várias partes do Brasil, receberão o certificado do curso, que teve seu primeiro módulo em novembro e o segundo em dezembro do ano passado.

Promovido pela Secretaria de Formação da Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, esta última etapa será realizada no Hotel Fazenda Vale dos Pássaros, na cidade de Luziânia, no entorno de Brasília.

Programação

Com finalidade preparar os dirigentes sindicais para os desafios das funções de liderança no movimento, serão abordados assuntos fundamentais na negociação com os bancos e na organização da categoria. Os eixos temáticos são:

– estrutura organizativa da Contraf-CUT;
– organização sindical de base dos bancários;
– saúde e condições de trabalho;
– emprego e remuneração no setor bancário;
– segurança bancária;
– igualdade de oportunidades;
– negociação coletiva no setor bancário;
– conjuntura e desafios para a ação sindical em 2015.

PCDA

Desde 2008, a Contraf-CUT e o Dieese construíram uma parceria para aplicar um curso de formação sindical sólido e consistente. O Dieese pesquisou e debateu com os seus técnicos, dialogando com a Contraf-CUT, até formatar a grade atual do curso, que vem sendo aperfeiçoada a cada nova turma.

Entre 2009 e 2012, o curso percorreu as cinco regiões do país: Sudeste (MG e RJ), Sudeste (Fetec SP), Nordeste, Centro-Norte e Sul. Na atual gestão da Contraf-CUT (2012/2015), foram realizadas três turmas do curso.

Para a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Andrea Vasconcelos, a formação de mais esta turma de dirigentes sindicais consolida o papel da Contraf-CUT no fortalecimento de seus sindicatos, federações e de toda a categoria bancária.

“A Contraf-Cut finaliza o mandato de 2012/2015, com uma avalição positiva sobre o processo formativo promovido em conjunto com o Dieese. Foram 3 cursos de 3 módulos, um curso de especialização em terceirização, cursos voltados para a saúde do trabalhador, previdência e de negociação coletiva, que atingiu cerca de 200 dirigentes sindicais de todo o país. É com força e mobilização que garantimos novos avanços”, ressalta Andrea.

 
Fonte: Contraf-CUT

Comments are closed.