CUT promove encontro para discutir estratégias de comunicação

0

A CUT promove a partir de segunda-feira (8) em São Paulo a sexta edição do Encontro Nacional de Comunicação. A ideia é reunir secretários de comunicação de entidades sindicais, acadêmicos e ativistas para debater ao longo de três dias as estratégias de informação da entidade para os próximos anos.

A secretária nacional de Comunicação da entidade, Rosane Bertotti, considera que o encontro é fundamental para fortalecer políticas de comunicação que deem conta dos verdadeiros interesses dos trabalhadores. “Dialoga a partir da base da CUT, a partir do cenário político a necessidade da CUT, dos seus sindicatos, a construção da central”, disse, em entrevista à TVT. “Temos a clareza da importância de que a comunicação é um direito. Por isso é um bem público, por isso tem de se tornar uma política pública. Também temos clareza de que o movimento sindical precisa ter sua rede de comunicação.”

A mesa de abertura, na segunda-feira de manhã, terá a participação do jornalista Paulo Moreira Leite, autor de A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político, do radialista João Brant, membro da coordenação do Conselho do Intervozes, e do sociólogo Venício Lima, professor de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília.

Um dos pontos abordados será o fortalecimento do debate, dentro da sociedade, sobre a necessidade de criar uma legislação que democratize o acesso aos meios de comunicação. A maior parte dos artigos da Constituição de 1998 a respeito do setor não foi regulamentada pelo Congresso.

Rosane Bertotti lamenta a falta de atitudes claras do governo Dilma Rousseff. Desde 2011, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, não apresenta o anteprojeto deixado pelo titular da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, que prevê a regulamentação dos meios audiovisuais, que são concessões públicas. “Se isso não vem do governo e do poder Legislativo, virá do povo brasileiro. Porque quando você não regulamenta, quem faz isso é o poder do capital. Não queremos censurar a liberdade de expressão de nenhuma emissora, apenas que outros segmentos da sociedade possam ter a mesma liberdade.”

Confira a programação completa do encontro na página da CUT

Fonte: Rede Brasil Atual

Comments are closed.