Em pouco mais de uma semana, cinco assaltos a bancos foram registrados no Pará

0

Sindicato visitou agência assaltadaAgências bancárias em Viseu, Santa Maria do Pará, Xinguara e Belém foram alvos de criminosos somente no início desse mês. O assalto mais recente aconteceu na quinta-feira (8), no fim da manhã, no Posto de Atendimento Bancário do Banpará localizado dentro de um dos campi da Universidade do Estado do Pará, no bairro do Marco em Belém.

Segundo testemunhas, a ação foi rápida, durou cerca de 10 minutos. O primeiro assaltante entrou na unidade e se passou por cliente aguardando a chegada do comparsa, que armado, rendeu o vigilante, clientes e o bancário. Além do dinheiro do banco, a arma do segurança e objetos pessoais das outras vítimas foram roubados.

O Sindicato dos Bancários do Pará, assim que teve conhecimento da ocorrência, foi até o local para acompanhar os procedimentos do Banpará em garantir atendimento ao bancário que teve a arma apontada para a cabeça. “Para entrar na universidade não precisa de nenhum tipo de identificação, o que já facilita o acesso de qualquer pessoa a agência, que além de não ter porta giratória, estava com todas as câmeras de segurança desligadas. Ou seja, segurança reforçada que é bom não tinha, apenas o vigilante que foi rendido e ainda teve a arma roubada. Vale ressaltar que do outro lado da avenida funciona uma delegacia”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“A minuta de reivindicações do funcionalismo do Banpará vai ser entregue na próxima terça-feira, dia 13, e segurança é uma das principais reivindicações. O banco precisa investir mais em segurança nas agências e postos de atendimento, pois os criminosos sempre buscam novas alternativas para agir e a vítima direta nessas ações são os trabalhadores e trabalhadoras”, ressalta a diretora do Sindicato e funcionária do banco, Érica Fabíola.

Na sexta-feira passada (2), o PAB do Santander que funciona dentro de uma escola particular no bairro de Batista Campos em Belém também foi assaltado por dois homens, um deles estava vestido com a farda da Polícia Militar.

“O que podemos perceber é que na capital, onde os criminosos agiam principalmente nos caixas eletrônicos, agora estão migrando também para os postos de atendimento bancário, que tem uma movimentação menor, alguns não têm porta giratória, enfim, onde eles podem agir e fugir mais rápido. A insegurança dentro e fora das agências bancárias tem crescido no Pará e deveria preocupar também a Secretaria de Segurança Pública do estado”, afirma o diretor do Sindicato, Sandro Mattos.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.